Vereador Sandro Heleno sugere mudança em sinal sonoro em escolas para melhor inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista
O vereador solicita a substituição de sirenes e campainhas por sinalizadores com toques e músicas suaves
A indicação 602/2023 foi pauta da sessão ordinária realizada no dia 28 de novembro do corrente ano na Câmara Municipal. Nela, o vereador Sandro Heleno solicita a substituição de sirenes e campainhas utilizadas em escolas municipais por sinalizadores com toque e músicas suaves.
A propositura tem por objetivo garantir melhor qualidade de vida das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar, uma vez que, em sua maioria, apresentam hipersensibilidade sensorial, ou seja, um transtorno do processamento sensorial que deixa o cérebro com dificuldade de compreender, filtrar e escolher como reagir a alguns estímulos. Desta forma, uma simples buzina de carro ou sirene da escola podem gerar sofrimento, angústia e culminar em crises.
” Esse assunto é de extrema importância, pois irá proporcionar um ambiente mais inclusivo para as crianças e adolescentes com disfunção sensorial, como é o caso dos autistas”, disse o vereador Sandro Heleno.
As substituições das sirenes e campainhas escolares ja é realidade em muitas instituições de ensino de Minas Gerais e outros estados e com impactos positivos para os alunos com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, além de todos os profissionais que atuam na escola.
Sandro Heleno destacou a importância das escolas se adaptarem às necessidades das crianças e adolescentes com deficiência. ” A inclusão é sobre isso, se adaptar e buscar meios para que todos os alunos possam ter um ambiente saudável que traga mais qualidade de vida e de ensino “, frisou o vereador.
A Indicação será encaminhada ao Poder Executivo para análise.