Prefeito de Barbacena fala sobre filas de exames laboratoriais zeradas e cirurgias eletivas
O Prefeito Carlos Du falou sobre as filas de exames com demanda reprimida e também sobre as cirurgias eletivas em Barbacena
A fila dos exames laboratoriais gratuitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam com a demanda reprimida desde o início da pandemia em Barbacena, foi zerada pela Prefeitura Municipal de Barbacena. Assim, todas as pessoas que solicitaram os exames até o dia 22 de novembro deste ano terão os exames agendados.
Em uma coletiva realizada nesta segunda-feira (22/11), o Prefeito de Barbacena, Carlos Du, falou sobre o impacto da pandemia da Covid na saúde. De acordo com ele, os pacientes que estavam na espera das cirurgias eletivas ou exames de rotina foram prejudicados, uma vez que os mesmos insumos utilizados nesses casos eram os necessários para o tratamento daqueles que testaram positivo para o vírus e receberam o atendimento priorizado. Isso gerou uma grande demanda reprimida e, de acordo com ele, desde o início já foram estudadas alternativas para que todos sejam atendidos.
“A primeira coisa que a gente precisava era de recurso pra poder oferecer essas cirurgias pra população e aí se iniciou uma grande força-tarefa. Assim que o estado autorizou o retorno das cirurgias eletivas a gente começou as tratativas com os hospitais, os prestadores de serviço, pra gente conseguir zerar essa fila”, explicou o prefeito.
A princípio estão sendo realizadas as cirurgias de catarata, com previsão de, até o fim do ano, terem sido ofertadas mais de 400 para a população. Ao todo, em Barbacena, a demanda reprimida para essas operações são de 500. “Com a questão das filas dos exames, a gente conseguiu da mesma forma, fazendo um aporte de R$350 mil para conseguir zerar essa fila dos exames laboratoriais. Ao todo, são mais de 4.263 pessoas na fila esperando para realizar exames. Tem pessoas aguardando desde março de 2020”, Du declarou, afirmando que mais de 55 mil procedimentos laboratoriais serão realizados em Barbacena.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) já iniciaram esses agendamentos para a realização dos mesmos até o mês de dezembro. Dessa forma, todas as pessoas que estão aguardando a realização dos exames laboratoriais devem ficar atentos.
Segundo Carlos Du, a previsão é de que sejam oferecidas outras cirurgias além de catarata. “Da última vez que a gente fez uma análise, eram mais de 1100 pessoas esperando para fazer cirurgias aqui em Barbacena, é muita gente. Agora, se Deus quiser, com a catarata e menos 400 pessoas na fila, aos poucos vamos conseguir avançar”, finalizou.