Hospital Ibiapaba CEBAMS manterá o atendimento pelo SUS
Na nota inicial, o hospital se comprometeu a manter os atendimentos até o dia 1 de fevereiro
Nesta quarta-feira (02/02), o Hospital Ibiapaba CEBAMS informou que irá manter o atendimento de cardiologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Barbacena. De acordo com a Prefeitura, mais recursos serão buscados para que o atendimento permaneça.
A instituição emitiu uma nota no início do mês de janeiro informando sobre o esforço pela criação da comissão, além de informar que os serviços continuarão sendo prestados na medida que recursos suficientes forem repassados ao menos para o pagamento do efeito custeio.
Em 2021 a unidade hospitalar que atende pacientes de Barbacena e região ameaçou interromper os serviços devido a problemas financeiros. A Prefeitura também se manifestou sobre a situação.
O Ministério da Saúde publicou uma portaria que alterou o valor pago aos municípios por ações previstas na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do SUS.
A respeito da redução da tabela, o hospital ressaltou que a situação poderia agravar-se já que os fornecedores de insumos têm se manifestado no sentido de não entregá-los no preço estabelecido na referida tabela.
Ainda de acordo com o Hospital Ibiapaba, foram feitas inúmeras tentativas para buscar a solução do problema, inclusive a prorrogação do convênio, que era válido até o dia 1 de janeiro.
Na nota inicial, o hospital se comprometeu a manter os atendimentos até o dia 1 de fevereiro.
Com informações do G1 Zona da Mata