• Hospital Colônia de Barbacena é tema de mostra no Centro Cultural UFMG

    Após prorrogação, mostra pode ser visitada até agosto em Belo Horizonte

    Três exposições em cartaz no Centro Cultural UFMG tiveram prorrogado o período de sua exibição: Poematéria: Arquitetura da palavra, de João Diniz, Colônia, de Clébio Maduro, e Sobrevir, coletiva de formandos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Agora, as mostras podem ser visitadas até agosto. Com a extensão do prazo, o público poderá aproveitar o período de férias e conhecer expressivas obras de autores já consagrados e de novos talentos.

    O Centro Cultural UFMG fica na avenida Santos Dumont, 174, no Centro de Belo Horizonte. Dentre as exposições, se encontra a mostra Colônia, do artista plástico Clébio Maduro, que reúne gravuras impactantes sobre o hospital psiquiátrico que estigmatizou Barbacena como ‘cidade dos loucos’ e poderá ser visitada até o dia 15/08. A entrada é gratuita, com classificação indicativa não recomendada para menores de 14 anos.

    A partir de um documentário que assistiu sobre a cidade e a colônia, Clébio Maduro se viu instigado a conhecer pessoalmente o primeiro manicômio de Minas Gerais e ficou sensibilizado com o que presenciou no local.

    Clébio Maduro é desenhista, gravador e ex-professor de gravura da Escola de Belas Artes da UFMG (1978-2014). De 1972 a 2020 participou de 120 exposições coletivas e 16 individuais, incluindo 59 participações em vários salões nacionais, alcançando 12 premiações.

     

    Fonte: UFMG.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.