Após habilitação, Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS ampliará atendimento regional
Com credenciamento do SUS, Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS deve atender Barbacena e mais 32 cidades mineiras
Como publicado pelo Folha de Barbacena, no último mês foi publicado no Diário Oficial da União a resolução que efetiva o credenciamento do Serviço de Radioterapia do Hospital Ibiapaba CEBAMS junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente o tratamento era oferecido com recursos da própria instituição e também do município, mas de agora em diante será custeado pelo SUS. O serviço, utilizado por 15 cidades, se expandirá por mais 33 municípios da Macrorregião de Saúde Centro-Sul, da qual Barbacena é a sede.
Operando desde abril de 2022, já foram realizados cerca de 10 mil procedimentos. O funcionamento ocorre em dois turnos, pela manhã e à tarde, contando com a assistência de cinco médicos especialistas em Radioterapia. O serviço também conta uma equipe multidisciplinar composta por: física médica, radiólogos, enfermagem, nutricionista, psicólogo, assistente social, fonoaudiólogo, cirurgião dentista e fisioterapeuta.
Segundo o Registro Hospitalar de Câncer do CEBAMS, 25% dos cânceres tratados são de próstata (e relacionados), 20% de mama (e relacionados) e 55% dos demais. Antes de abril de 2022, os pacientes da região precisavam fazer sessões de radioterapia em outras cidades, como Juiz de Fora e Belo Horizonte.
O Hospital Ibiapaba é uma unidade do Centro Barbacenense de Assistência Médica e Social (CEBAMS), entidade filantrópica sem fins lucrativos que presta serviços de saúde. A instituição é referência nos serviços de alta complexidade em Cardiologia e Oncologia na Macrorregião de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais.