• Alunos do IF Barbacena são premiados em Olimpíadas

    Os alunos do Instituto Federal Sudeste – Campus Barbacena foram premiados na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras e na Olimpíada Nacional de História do Brasil – Aberta para Todos.

    Confira os resultados:

    Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras

    Medalha de ouro a nível Regional e medalha de prata a nível nacional – Realizada em 19 de setembro

    • Bruno Henrique Militino
    • Daniel Chateaubriand Lago
    • Isadora Vargas de Freitas
    • Lívia Alves dos Santos
    • Samara dos Santos Garcia

    Professor orientador: Alexandre da Silva Adão

    Olimpíada Nacional de História do Brasil – Aberta para Todos

    Premiados com Medalha de Prata – Realizada de 15 de outubro a 17 de novembro

    • Lívia Alves dos Santos
    • Samara dos Santos Garcia
    • Yuri Diogo da Cruz Soares

    Professor orientador: Éder da Silva Ribeiro

    Para a Diretora de Ensino do Campus Barbacena, professora Vanessa Lima, “a participação nas olimpíadas e em toda competição que faça menção à parte pedagógica é uma oportunidade de explorar o que há de melhor em nossos discentes, os instigando à competitividade saudável e intelectual, de forma que os incentive a continuar na busca pelo conhecimento e aprendizado significativo e diferenciado no tradicional sistema de ensino. Tenho muito orgulho em fazer parte do IF Sudeste e principalmente por ter a oportunidade em presenciar o crescimento dos nossos alunos”.

    A estudante Samara dos Santos Garcia, medalhista nas duas olimpíadas, destacou que “receber uma medalha é uma sensação maravilhosa, incrível. Fiquei muito feliz por ter o reconhecimento pelo esforço praticado. Palavras não expressam com veracidade a emoção que senti. A parte mais legal de ganhar a medalha não foi o fato de ter ganhado, mas de poder compartilhar a felicidade e a conquista com meus colegas. Agradeço muito a eles por terem realizado isso comigo”.

    O professor orientador da Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras,  Alexandre da Silva Adão, enfatizou também o papel dos estudantes nas competições.  “O interesse em participar da Olimpíada Internacional de Matemática – Sem Fronteiras partiu dos próprios alunos. Eles são muito autônomos, são brilhantes e sempre estão motivados para aprender. É muito satisfatório vê-los desta forma e alcançando o sucesso”.

    Já o professor Eder Ribeiro, orientador da equipe na Olimpíada Nacional de História do Brasil – Aberta para Todos, explicou o funcionamento da competição “Os estudantes do IF Sudeste de MG – Campus Barbacena, Yuri Diogo da Cruz Soares, Lívia Alves dos Santos e Samara dos Santos Garcia, conquistaram a medalha de prata na 2ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A). Inscritos na modalidade “escola pública” com a equipe denominada “Toninhas da História”, os discentes se dedicaram com intensidade e entusiasmo aos desafios impostos pelas quatro fases da Olimpíada.”

    Ainda conforme o professor Eder Ribeiro, “a ONHB é uma excelente oportunidade para o aprofundamento do conhecimento histórico a partir de reflexões e diálogos críticos que possibilitam aos estudantes compreenderem o papel desempenhado pelos diversos agentes sociais na História do Brasil, sempre amparados por múltiplas fontes e com base em diferentes perspectivas”.

    Os estudantes medalhistas também ressaltaram que “participar desta olimpíada foi uma experiência ímpar. O sentimento de conquistar a medalha fechou um processo de estudo maravilhoso, o qual nos permitiu vivenciar uma esfera para além das atividades cotidianas. Agradecemos ao professor Eder por todo apoio; sem ele não teríamos recebido a premiação. Esperamos que todos os alunos do Campus ainda possam vivenciar momentos como este que tivemos”.

    A Diretora-geral do Campus Barbacena, professora Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula finalizou parabenizando os estudantes premiados. “As Olimpíadas Científicas têm se tornado cada vez mais exigentes e atrativas nos últimos anos. Instituições como UNICAMP, UNESP e USP aceitam como forma de ingresso em seus cursos alunos medalhistas em olimpíadas de renome. Assim sendo, o apoio da escola é primordial nesses eventos desafiadores, pois quando se estimula nos alunos o interesse na participação em atividades como essas, toda a sociedade sai ganhando. E com certeza aquele que impulsiona o conhecimento, bem como promove e prepara seus acadêmicos, está à frente dos demais. Parabéns aos estudantes do IF Sudeste MG – Campus Barbacena.”

    Com informações do IF Barbacena

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.