Você sabe o que é Gastronomia afetiva? Entenda a nova tendência do mercado gastronômico
Vertente da culinária que se contrapõe aos alimentos industrializados é tema de debates
Uma única garfada seria capaz de fazer a pessoa entrar em um processo de introspecção e reviver momentos marcantes de sua infância. Isso é o que se propõe a fazer a gastronomia afetiva, ou comfort food como também é conhecida essa nova tendência que vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado gastronômico. Contudo, nas últimas semanas o assunto se tornou tema de debates acalorados entre críticos culinários que não acreditam que seja possível reproduzir uma sensação afetiva de comer algo que se comia na infância.
“A cozinha afetiva é algo que sempre existiu, principalmente aqui em Minas Gerais”, explica Mauro de Paula, chef de cozinha executivo do Senac. “Nós sempre tivemos essa característica de termos uma culinária simples, mas com uma potência de sabores e aromas que mexe com as nossas memórias e nos traz sensações de bem-estar”, acrescenta.
Elaborada para se contrapor ao fast food e aos alimentos industrializados e ultraprocessados, o comfort food pretende ativar sentidos como olfato, visão e paladar, estimulando lembranças boas e prazerosas, de modo que o indivíduo fique em estado de alegria plena pelas sensações e lembranças de infância.
“A cozinha afetiva defende o que nós chamamos de comida de verdade, aquela que nos traz aconchego. Talvez o debate sobre ela veio à tona somente agora devido ao momento em que estamos vivendo, que acabou aproximando mais as famílias e resgatando os prazeres gostosos da vida, que é cozinhar em família”, destaca Mauro.
No entanto, ele ressalta que a discussão acerca do eventual sucesso ou fracasso das experiências propostas pela gastronomia afetiva é inócuo, e que os profissionais do segmento devem enxergar a tendência como mais uma oportunidade no leque de possibilidades dentro do mercado gastronômico.
“Todas as vertentes que a gastronomia nos oferece é extremamente importante para o desenvolvimento econômico e cultural de um local ou região, e as tendências gastronômicas fazem parte desse processo. Mas elas passam. A cozinha afetiva, contudo, sempre permanecerá como pilar central de toda a cadeia produtiva, oferecendo oportunidades e contribuindo com o desenvolvimento econômico e cultural de um povo”, conclui.
CURSO SENAC DE COZINHEIRO
O Senac em São João del-Rei e Barbacena está com turmas abertas para o curso de Cozinheiro. O objetivo é formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. Para isso, o aluno vai ter aulas de produção da cozinha fria e quente, panificação e confeitaria, manipulação de alimentos, controle de estoques, elaboração de cardápios, entre outras disciplinas.
“Um dos diferenciais do curso de gastronomia do Senac é que ele dá ao aluno liberdade de atuar em várias áreas no eixo gastronômico por oferecer uma formação muito ampla. Ele vai desenvolver atitudes e valores para atuar com excelência no mercado de trabalho nacional e internacional”, ressalta Mauro.
SOBRE O SENAC EM MINAS
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corrobora com uma formação diferenciada.
SERVIÇO
Vagas abertas no curso livre gratuito de Cozinheiro no Senac São João del Rei
Inscrições por meio do site do Senac – https://bit.ly/3LAWLef
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 131 – Centro
Informações: (32) 3379-8950
Vagas abertas no curso livre de Cozinheiro no Senac Barbacena
Inscrições por meio do site do Senac – https://bit.ly/3sF4AHf
Valor: R$ 5.186,00 à vista ou em até 15x de R$ 345,73 sem juros
Endereço: Praça Pedro Teixeira, 48, Loja – Centro
Informações: (32) 3052-1750
Fonte: Assessoria de Comunicação Senac Barbacena.