Servidores do IF Barbacena criam campanha “Mudança de tipologia já” pela ampliação de serviços
Com a campanha, os servidores buscam ampliar os serviços oferecidos a partir da contratação de mais docentes e técnicos administrativos em educação
Em Barbacena, os servidores do Instituto Federal Sudeste estão realizando a campanha “Mudança de tipologia já!”, que tem por objetivo reclassificar o campus localizado na cidade, de forma a possibilitar a ampliação de serviços oferecidos através da contratação de mais docentes e técnicos administrativos em educação. No ano passado foi instituída uma comissão interna com o objetivo de fazer um estudo da Potaria de nº 713, responsável pelas tipologias, sendo concluído que a instituição tem potencial e demanda para a expansão.
A Folha de Barbacena (FB) conversou com os servidores responsáveis pela campanha, que explicaram que “quando os Institutos Federais (IF) foram criados, eles foram reclassificados. O Campus Barbacena, que era a antiga Escola Agrotécnica, foi classificado como um campus agrícola de médio porte mesmo com toda a nossa extensão de mais de 300 hectares e todos os alunos que já possuía naquela época. Essa tipologia significa que nós podemos ter 120 docentes no máximo e 90 técnicos administrativos em educação. Depois disso, logo que foi criado o IF, o nosso campus abriu diversos cursos superiores e técnicos, mas nós temos essa limitação”.
De acordo com eles, entre as consequências geradas por essa restrição, estão a impossibilidade de criação de novos cursos de outras áreas, pós-graduação, além das demandas do município e da região para projetos de extensão. “Em função de todas as demandas que nós temos dentro do Campus não é possível avançar mais. Chegamos a um momento em que a expansão está sendo prejudicada pela deficiência de servidores”, completou, informando que agora há a possibilidade de uma revisão de tipologia para a próxima categoria, com 150 docentes e 100 técnicos administrativos em educação, ainda que através das análises da Portaria a comissão tenha concluído inclusive o potencial de uma ainda acima, com cerca de 250 docentes e 200 técnicos.
Com a revisão da portaria prevista, o IF precisa provar o potencial de atendimento da unidade, que atualmente conta com mais de 3 mil alunos, 10 cursos de graduação, um curso de pós-graduação, cinco cursos técnicos subsequentes concomitantes e quatro integrados. O estudo da portaria realizado pelo grupo mostra, em sua última atualização, a relação de candidatos por vaga, reforçando o potencial para a expansão através da demanda não apenas do município, mas de toda a região.
“Barbacena tem média maior tanto de inscritos quanto de relação candidato-vaga, quanto de relação aluno-professor do que outros campi 150-100 agrícola, que é a tipologia que a gente está pleiteando. Então na verdade, temos tamanho para ser ainda maiores, mas estamos pleiteando este salto gradual”, o movimento afirmou, apresentando dados que indicam a procura de vagas como sendo 10 vezes superior ao número de ofertas nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, bem como aproximadamente três vezes superior ao total de vagas ofertadas nos cursos técnicos subsequentes/concomitantes e também cerca de três vezes maior do que o total de vagas ofertadas nos cursos de graduação. Tal demanda poderia ser suprida com a criação de novos cursos ou ampliação do número de vagas dos existentes.
Em busca de mobilizar mais pessoas a favor da causa, o grupo está realizando diversas ações internas e externas para divulgar a ação e sensibilizar os servidores, alunos e a comunidade a respeito da importância da alteração. Foi criado um abaixo assinado que pode ser acessado clicando aqui e também a página @mudatipologiadebarbacena no Instagram. “Estamos fazendo também uma mobilização junto a deputados, senadores, junto a prefeitura, vereadores, enfim, para que a gente consiga fazer o nosso anseio chegar até a Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério de Educação”, finalizaram.