Samanta Moura realiza rifa solidária para custear despesas com estadia para receber transplante pelo SUS
Samanta precisa de ajuda para custear os gastos com sua estadia em Sorocaba (SP) por no mínimo três dias
Em Dores de Campos, Samanta Priscila de Moura está realizando uma rifa solidária para custear de sua estadia na cidade de Sorocaba (SP), onde realizará um transplante de córnea. Com ceratocone em ambas as vistas, ela atualmente tem apenas o funcionamento de 5% do olho esquerdo e 10% do direito. O sorteio será de um PIX no valor de R$100 e acontecerá quando todos os números forem vendidos.
Estudante de Pedagogia, ela contou que irá realizar o procedimento primeiro no olho esquerdo, pois é o mais afetado. “Fiz todos os tratamentos possíveis para amenizar a doença e não obtive nenhum resultado. Procurei o Hospital Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), referência em transplante no Brasil, e consegui pelo SUS. Dia 27 de janeiro foi a minha consulta presencial, onde passei por vários médicos e exames, sendo recomendado o transplante de córnea. Irei fazer primeiro no olho esquerdo, pois é o pior”, contou ela.
Samanta, agora com 29 anos, conta que recebeu o diagnóstico aos 20 anos. “Comecei a usar óculos, porém descobri a minha gravidez. Sou mãe solteira e fui colocada para fora de casa aos sete meses de gestação. Desde então minha vida mudou completamente. Deixei de me cuidar para cuidar do meu filho e não me arrependo de nada, pois ele me dá forças quando eu penso em jogar tudo para o alto”, declarou.
Segundo ela, a visão começou a piorar mais em agosto deste ano, afetando muito em seu trabalho. Depois disso ela procurou um oftalmologista pelo SUS que a recomendou procurar um especialista em ceratocone, uma vez que o caso estava avançado demais para ser tratado com óculos. “Além do ceratocone, tenho nervo óptico da visão danificada e por isso mesmo com o transplante precisarei usar óculos com um grau alto. Também tenho miopia e astigmatismo muito altos”, finalizou ela.
A Prefeitura de Dores de Campos ofereceu auxílio com um carro para transporte de Samanta, mas ainda é preciso custear as outras despesas que terá na cidade, uma vez que será necessário ficar lá por no mínimo três dias. Os interessados podem doar através do Pix 136.245.926-70 e entrar em contato através pelo @samantamoura23.