

Prefeitura de São João del-Rei confirma contaminação de criança por bactéria
Duas crianças seguem internadas apresentando os sintomas causados pela bactéria Streptococus pyogenes

A Prefeitura de São João del-Rei informou que o teste rápido confirmou a infecção de uma criança pela bactéria Streptococus pyogenes. A cidade investida desde outubro mortes que estão ligadas à infecção e de acordo com a Secretaria de Saúde, foram feitos seis testes, sendo que quatro deles deram negativo e um inconclusivo.
Também foi informado que os pacientes com sintomas de dor de garganta, febre, manchas pelo corpo e vômitos estão sendo submetidos a testes rápidos. O resultado sai em cerca de cinco minutos e a coleta do material é feita através da faringe.
A Prefeitura disponibilizou mais de 2 mil testes rápidos, também oferecendo outro exame, realizado em laboratório, de forma a identificar a bactéria. Esta testagem é realizada a pedido do médico e o resultado sai em até dois dias.
Duas crianças seguem internadas apresentando os sintomas causados pela bactéria. Há a suspeita de que uma terceira tenha sido infectada, sendo este um menino de 8 anos, morador da cidade de Santa Cruz de Minas, que continua internado em um hospital de Belo Horizonte em estado grave. A investigação epidemiológica aponta que os pacientes evoluíram a óbito em decorrência de uma septicemia, que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos.
A pasta informou que com os resultados disponíveis não foi possível definir o micro-organismo responsável por cada um dos óbitos, nem afirmar que todas as mortes foram causadas pelo mesmo agente infeccioso das crianças.
No caso de uma menina de 10 anos, a Fundação Ezequiel Dias e a Secretária de Saúde do estado descartaram que a morte tenha sido causada causada pela bactéria Streptococus pyogenes. As causas das outras duas mortes, de duas crianças de 3 e 10 anos, ainda são investigadas.
** Com informações do R7 Minas


