Policlínica realiza primeira cirurgia de coluna da instituição pelo SUS
O procedimento foi destinado ao tratamento de hérnia de disco, chamado discectomia aberta
No dia 16 de agosto, no Hospital Policlínica em Barbacena, foi realizada a primeira cirurgia de coluna da instituição. O procedimento foi feito pelo SUS, através do médico Dr. Renato Mello e foi destinado ao tratamento de hérnia de disco, chamado de discectomia aberta. Nessa técnica, o acesso é feito por pequenas incisões, não havendo necessidade de utilizar parafusos.
De acordo com o médico assistente, essa será a primeira cirurgia de muitas outras realizadas na Policlínica. “A Policlínica quer oferecer à população todo tipo de tratamento para doenças que acometem a coluna vertebral, que acabam sendo doenças incapacitantes. Essa foi a primeira cirurgia, mas já estamos realizando os atendimentos aos pacientes e, aqueles que necessitarem, serão encaminhados para o tratamento cirúrgico”, declarou Dr. Renato.
A dor causada pela hérnia de disco impede que o paciente consiga se movimentar e que fique restrito ao leito, impossibilitado que ele se levante para as atividades básicas do dia a dia. Alguns pacientes sentem dor na perna (por compressão do nervo ciático) e/ou na região da coluna lombar. Através da operação é possível aliviar a dor, trazendo de volta uma ótima qualidade de vida para os pacientes.
Dr. Renato destacou ainda, sobre esta modalidade de tratamento cirúrgico que se iniciou no serviço público da Policlínica: “O tempo do procedimento foi de 90 minutos. Esse tempo cirúrgico varia para cada paciente de acordo com a gravidade da doença e a técnica utilizada, por isso é necessária uma avaliação criteriosa no pré-operatório de cada paciente”, explicou.
A discectomia
A discectomia é a cirurgia mais realizada no mundo para o tratamento de hérnia de disco. A respeito das técnicas que podem ser utilizadas, estão a cirurgia aberta (convencional) e a cirurgia por via endoscópica (vídeo). “Pode-se dizer que quando comparada a outras técnicas cirúrgicas da coluna vertebral, é tranquila, mas não se engane. Apesar de toda evolução da medicina, toda cirurgia oferece riscos, e esse tema deve ser bem debatido com o seu médico antes da realização do procedimento”, finalizou o Dr. Renato Mello.
Após a realização da cirurgia o paciente pode receber alta no mesmo dia da cirurgia, ou em até 24 horas após o procedimento. O tempo de recuperação varia entre 10 a 12 semanas para a cirurgia aberta e de seis a oito semanas para a cirurgia endoscópica. No primeiro dia após a cirurgia, o paciente já é capaz de se levantar da cama e começar a andar. No pós-operatório deve-se evitar ficar sentado por tempo prolongado, bem como evitar carregar peso e realizar esforços.
De acordo com o Diretor Técnico da Policlínica, o médico cirurgião torácico Dr. Mauro Tavares “a Policlínica quer se reafirmar como uma unidade assistencial de qualidade, principalmente nas diversas especialidades cirúrgicas, que é a verdadeira vocação de nosso hospital. Ou seja, podermos ofertar para a população os melhores tratamentos cirúrgicos, com os melhores profissionais da região, em um ambiente moderno e digno do que todos merecem!”.
Desta forma, a Policlínica de Barbacena se reafirma como um hospital de referência e qualidade na assistência da população de toda a região.