LIRAa aponta bairros João Paulo II e Diniz II como região de alto risco para doenças proliferadas pelo Aedes aegypti
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 31 de maio
A Prefeitura de Barbacena divulgou o resultado do segundo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), que apontou a situação da cidade em relação ao risco para Dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela/ciclo urbano. A pesquisa foi feita entre os dias 13 e 31 de maio.
Como metodologia, o município foi dividido em regiões (estratos), sendo que quatro destas foram classificadas como baixo risco para infestação do Aedes. No entanto, foram considerados de alto risco os bairros João Paulo II e Diniz II.
Desta maneira o LIRAa apontou a necessidade de um comprometimento maior da população em conjunto com os Agentes de Combate à Endemias, principalmente nas principais áreas/bairros da cidade, apontadas como alto risco para proliferação com grande volume de larvas positivas do mosquito Aedes aegypti, considerando principalmente os bairros João Paulo II e Diniz II. A medida principal é não deixar água parada em locais que podem acumular como vasos de flores, pneus, entulhos, latas, entre outros, sendo essas medidas válidas para toda a população independente dos índices apontados.
Em casos de sinais e sintomas da doença, a população deve procurar Unidade de Saúde.