Prefeitura de Juiz de Fora solicita que dinheiro recebido da Vale seja investido na infraestrutura da cidade
O Ofício foi enviado à Câmara Municipal de Juiz de Fora e assinado por 11 vereadores
A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu um Ofício da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informando as intervenções que receberão os R$ 12 milhões, da primeira parcela do acordo firmado entre o Estado e a Vale, pelo rompimento da barragem de Brumadinho. O documento atende parcialmente o Requerimento, assinado por 11 vereadores, que solicitava que o montante fosse investido em obras de águas pluviais, drenagem e manutenção de maquinários. As obras são relacionadas a infraestrutura como contenção de encostas e de melhorias no córrego de Humaitá, na Zona Norte, que, por exemplo, passa pelo Bairro Industrial, que historicamente sofre com inundações.
Os vereadores haviam solicitado, por meio de Requerimento, que o montante inicial fosse investido em projetos e obras de águas pluviais, drenagem e manutenção de maquinários da Secretaria de Obras (SO). Em justificativa, os vereadores alertaram que “são intervenções de alto valor e dificilmente o município terá outra oportunidade de obtenção de recursos para investimento, especialmente nesta área, que fará diferença na vida de várias famílias”. Além disso, relataram que “os recursos permitirão que finalmente se desenvolvam projetos e, suas respectivas obras, oferecerão uma solução para regiões tão castigadas”.
O acordo com a Vale prevê um repasse total de R$ 30 milhões para o Município, os outros 18 milhões serão creditados no exercício financeiro do ano de 2022. De imediato, a PJF divulgou que além das melhorias no córrego de Humaitá, serão feitas obras de contenção na Rua José Orozimbo de Oliveira, no Bairro Santa Luzia, e na Rua José Lourenço, no Borboleta.
O Requerimento foi encabeçado pelo parlamentar Zé Márcio Garotinho (PV) e assinado pelos vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), Cido Reis (PSB), Bejani Júnior (PODE), Sargento Mello Casal (PTB), Vagner de Oliveira (PSB), João Wagner Antoniol (PSC), Julinho Rossignoli (PATRIOTA), Kátia Franco Protetora (PSC), Marlon Siqueira (PP) e Tiago Bonecão (CIDADANIA).
Informações da Câmara Municipal de Juiz de Fora