

Barbacena recebe comitiva de professores de Moçambique para intercâmbio na área de fruticultura e agricultura familiar
21/10/2026
Barbacena recebeu a visita de 10 professores da área agrária vindos de Moçambique, país localizado no sudeste africano. A iniciativa teve como objetivo principal apresentar aos educadores estrangeiros a diversidade da produção agrícola barbacenense, com destaque para a fruticultura.
A comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto o cultivo de frutas tradicionais da região. Durante as visitas técnicas a propriedades rurais e associações locais, acompanhadas por profissionais da área e parceiros do setor, os visitantes receberam informações detalhadas sobre os desafios enfrentados pelos produtores da região, técnicas de manejo de solo, além de estratégias de controle de pragas e doenças.
Um dos pontos que mais chamou a atenção da delegação estrangeira foi a força do associativismo e a organização dos pequenos produtores barbacenenses. Tomás Neclosse, professor integrante da comitiva vindo da província de Moçambique Niassa, destacou o modelo de produção e comercialização local.
“O que nos chamou bastante atenção foi a modalidade de produção dos pequenos produtores aqui em Barbacena. Eles se juntam, produzem e ainda agregam valor na hora da comercialização. Eles produzem e já têm um local certo para comercializar”, destacou.
Ana Tassara do Instituto Agrário de Panda destacou o fato da produção que evita desperdícios. “Isso motiva mais o produtor, pois ele sabe que terá onde escoar sua safra. Além disso, o apoio do poder público às associações é algo fundamental que levarei na bagagem para o meu país“, ressaltou o professor.


Comentários: