• IF Sudeste MG abre inscrições para Processo Seletivo 2027; Campus Barbacena oferta 777 vagas

    28/08/2026
    IF Sudeste MG Campus Barbacena – Foto: Iuri Fontora – Folha de Barbacena

    O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) abriu, nesta terça-feira (25), as inscrições para o Processo Seletivo 2027 – 1º semestre. Ao todo, são 4.406 vagas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, distribuídas em dez campi da instituição. A maioria das opções é presencial, mas também estão sendo ofertados cursos EaD (graduação e pós-graduação). E os editais dos cursos técnicos em EaD serão divulgados em breve.  

    Campus Barbacena oferta 777 vagas gratuitas

    No Campus Barbacena, o Processo Seletivo 2027.1 oferece 777 vagas gratuitas, distribuídas entre cursos técnicos, especialização técnica, graduação, curso concomitante/subsequente e pós-graduação lato sensu. A oferta contempla opções presenciais e a distância (EaD).

    Entre as oportunidades, estão 

    • 220 vagas em cinco cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, todos presenciais;
    • 80 vagas em dois cursos técnicos subsequentes presenciais; 
    • 40 vagas na Especialização Técnica em Terapia Intensiva do Adulto, na modalidade EaD; 
    • 247 vagas de graduação pelo Processo Seletivo para entrada no 1º semestrede 2027, sendo 222 em nove cursos presenciais e 25 no curso de Gestão em Turismo, ofertado a distância;
    • 120 vagas no curso técnico de Administração, na modalidade concomitante/subsequente ao 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em EaD; 
    • 50 vagas no curso técnico subsequente em Agropecuária, também em EaD; 
    • 20 vagas na pós-graduação lato sensu em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas.

    A edição 2027.1 também traz três novas ofertas no Campus Barbacena, ampliando as possibilidades de formação para diferentes públicos. Entre elas estão 

    • curso técnico integrado em Meio Ambiente, presencial, com duração de três anos; 
    • Especialização Técnica em Terapia Intensiva do Adulto, em EaD, com duração de seis meses; 
    • curso técnico de Administração, na modalidade concomitante/subsequente ao 2º ou 3º ano do Ensino Médio, em EaD, com duração de um ano; 

    Com a diversidade de modalidades e áreas de formação, o Campus Barbacena reúne oportunidades para estudantes que estão concluindo o Ensino Fundamental, pessoas que já concluíram ou ainda estão cursando o Ensino Médio, além de candidatos interessados em graduação e pós-graduação.

    Veja as vagas do Campus Barbacena:

    Quem pode se candidatar a cada tipo de curso

    Técnico Integrado (Médio + Técnico): Destinado a quem já concluiu o Ensino Fundamental (9º ano) e deseja fazer o Ensino Médio junto com a formação técnica no IF. 

    Técnico Concomitante: Voltado para quem está matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio em outra escola e quer fazer apenas a formação técnica no IF no contra-turno.

    Técnico Subsequente: Exclusivo para quem já concluiu o Ensino Médio (ou irá concluir até o período da matrícula) e busca uma qualificação técnica profissionalizante.

    Proeja (Secretariado no Campus JF): Para pessoas maiores de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental e desejam terminar o Ensino Médio junto com um curso técnico.

    Especialização Técnica: Destinado a profissionais que já possuem diploma técnico em áreas específicas (ex: Técnico em Enfermagem) e querem se especializar.

    Graduação: Destinado a quem concluiu o Ensino Médio completo e realizou a inscrição para o vestibular próprio do IF ou concorrerá via SiSU. 

    Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (pós-graduação): Candidatos com diploma de Graduação (e de Mestrado, no caso do Doutorado) que passem pelo processo de seleção específico.

    Datas Importantes:

    Período de Inscrições: De 25 de agosto a 29 de setembro de 2026. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Portal do Candidato do IF Sudeste MG, exigindo uma conta Gov.br para o acesso;

    Isenção da Taxa de Inscrição: O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2027.1 do IF Sudeste MG ocorre de 25 de agosto a 04 de setembro de 2026. O resultado provisório dos pedidos de isenção será divulgado no dia 11 de setembro de 2026. Recursos poderão ser protocolados nos dias 14 e 15 de setembro, com o resultado final programado para 18 de setembro de 2026.

    Pagamento da Taxa: Para quem não obtiver a isenção, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 30 de setembro de 2026.

    Aplicação das Provas: Em uma decisão recente do Conselho Superior (CONSU), a data de aplicação das provas foi antecipada para o dia 22 de novembro de 2026 (anteriormente prevista para o dia 29) para evitar conflitos com os exames de outras instituições federais.

    Sorteio de vagas: O IF Sudeste MG selecionará os candidatos dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes por meio de sorteio público eletrônico no dia 25 de novembro de 2026. O método será aplicado apenas para os cursos em que o número de inscritos superar o total de vagas disponíveis. O sorteio terá transmissão ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube. A partir de 11 de novembro, o instituto divulgará a numeração oficial dos candidatos e a lista de cursos que não registraram concorrência. Nestes casos excepcionais, a classificação ocorrerá diretamente pelo critério de idade.

    Resultado Definitivo: A publicação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 16 de dezembro de 2026.

    NOVIDADE na oferta de GRADUAÇÃO

    Visando aumentar a eficiência e inovar em seus métodos de seleção, o IF Sudeste MG anunciou que deixará de realizar provas para os cursos de graduação no segundo semestre. Com a mudança, todas as graduações que costumavam oferecer vagas no meio do ano terão suas seleções unificadas e aplicadas exclusivamente ao final do ano.

    A nova regra já se aplica aos seguintes cursos, que aparecem destacados em verde claro no quadro oficial de vagas, cujo link está no fim da matéria:

    – Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica e Física (Campus Juiz de Fora);
    – Engenharia Ferroviária e Metroviária (Campus Santos Dumont);

    Consulte aqui os cursos e vagas disponíveis. 

    Atendimento presencial 

    Os interessados em atendimento presencial devem comparecer à Secretaria de Educação Superior do IF Sudeste Mg Campus Barbacena localizada na Rua Monsenhor José Augusto, nº 203 – Anexo – Bairro São José – Barbacena/MG CEP: 362050-18, no horário de 09:00 às 19:00. Podem também entrar em contato pelos canais: copese.barbacena@ifsudestemg.edu.br WhatsApp: (32) 98451- 0013 . 

    As oportunidades são para quem quer começar a estudar no primeiro semestre de 2027. Todas as regras, prazos e detalhes estão disponíveis nos editais já publicados no site do processo seletivo: www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. 

    Comentários:

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.