

“História em Quadrinhos da Imunologia” é lançada por professores e alunas do IF Barbacena
E-book une ciência e arte para ensinar conceitos fundamentais de imunologia por meio de uma narrativa em quadrinhos.

Professores e alunas do Instituto Federal Sudeste MG – Campus Barbacena publicaram a “História em Quadrinhos da Imunologia”, um e-book educativo fruto do Projeto “Elaboração de Material Didático Transmídia para o Ensino de Imunologia”.
A obra, produzida pelas estudantes Maria de Lourdes de Assis Santos e Letícia de Cássia Silva Costas, sob orientação do professor Ricardo Salviano dos Santos e colaboração da professora Bruna Renata Pimenta Tarôco, propõe uma forma inovadora e envolvente de abordar os principais conceitos da Imunologia.
“Com enredo centrado na história da vacinação, a HQ conduz o leitor a uma viagem pela trajetória da imunologia — desde suas origens na Grécia Antiga até marcos contemporâneos, como o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2023. Além disso, apresenta explicações acessíveis sobre temas fundamentais, aproximando o conhecimento científico do público escolar e acadêmico.”, destacou o professor Ricardo Salviano dos Santos.
Conforme o professor Ricardo, o projeto parte da convicção de que as histórias em quadrinhos, tradicionalmente associadas ao entretenimento, também podem atuar como ferramentas eficazes no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo a compreensão de conteúdos complexos e despertando o interesse dos estudantes pela ciência.
“A História em Quadrinhos da Imunologia amplia as possibilidades de produção de materiais paradidáticos no campo da biologia, integrando arte, narrativa e ciência em um mesmo recurso educativo.”, finalizou o professor Ricardo Salviano dos Santos.
O e-book está disponível gratuitamente para download no site da Editora Itacaíunas:
https://editoraitacaiunas.com.br/produto/hq-da-imunologia/


