Helena Mota é a 52ª Rainha das Rosas de Barbacena
A Folha de Barbacena realizou a cobertura completa do evento que elegeu a nova representante da cidade
No último sábado (14/10), Barbacena vivenciou a 51ª edição da Festa das Rosas, evento mais tradicional da cidade. Novamente em um formato diferenciado com um novo modelo de vestido, apresentação de coreografias e implementação de um projeto social por parte das candidatas ao título, as 15 meninas selecionadas nos bairros e distritos da cidade foram apresentadas aos 16 jurados. A Folha de Barbacena (FB) realizou uma cobertura completa do evento através de seu canal no Youtube, possibilitando que não apenas a população presente no Parque de Exposições Senador Bias Fortes acompanhasse a eleição, mas também que aqueles que não puderam estar presentes também acompanhassem a coroação de Helena Damasceno Mota, nossa 52ª Rainha.
Com apenas 17 anos, a jovem tinha como símbolo a flor Astromélia. Ela foi selecionada na seletiva realizada no Museu da Loucura e representou o bairro Funcionários. Na edição que teve como tema “Mulheres Pelo Bem”, as meninas foram divididas em três grupos para o desenvolvimento de ações sociais, sendo o projeto da vencedora intitulado “Absorvendo Dignidade”, que tinha como proposta beneficiar estudantes da rede pública municipal com baixa renda e que não tem condições de comprar absorventes, além de trabalhar com essas mulheres o conhecimento para com o próprio corpo, proporcionando a dignidade menstrual. As doações dos absorventes arrecadados serão feitas através do CRAS Nova Cidade.
A embaixadora desta edição do concurso, Vânia Castro, no evento de avaliação dos projetos desenvolvidos, juntamente com todas as candidatas, garantiu que as ações e arrecadações continuariam para além do concurso. A Secretária de Governo presidiu a mesa em ambos os eventos, sendo o primeiro deles realizado no dia 7 de outubro no Jardim Municipal.
O corpo de jurados do dia da grande eleição foi composto por Isis Ferreira, Geraldo Alexandre da Silva Junior, Nathalia Antonella, Joyce Mariana, Diley Almeida, Tamyres Hellen, Marina Gonçalves, Mariane Assis, Nathalia Oliveira, Mariza Monteiro, Mariana Azevedo, Isabela Becho, Tatiana Filardi de Campos, Rui Riente, Maria Cristina Souza Amaral e Claudia Maria Miranda de Figueiredo, que foi eleita Rainha das Rosas no ano de 1983 e também compôs o júri do ano passado.
No último domingo (15/10), a nova Rainha das Rosas desfilou ao lado de suas Princesas em carros antigos pelo Parque de Exposições, onde fez o seu discurso de vencedora e mais uma vez elas apresentaram uma coreografia. “Tiveram dias mais difíceis em que eu até mesmo não sabia que iria conseguir, mas ali eu colocava o sorriso no rosto e ia para as visitas, para os compromissos e me dedicava, cada pedacinho do meu tempo a este concurso. Eu fazia os stories, tentava entregar a maior parte de mim que eu conseguisse. Fiz também as curiosidades das rosas, com a ajuda do livro O Reinado da Rosa para também poder enaltecer toda essa festa linda que nós temos”, contou ela, compartilhando seu desejo de representar bem a Cidade das Rosas no ano em que usará a coroa.
Assista a cobertura completa do evento realizada pela FB: