
Festival Biziu retoma Circuito Mineiro de Festivais após abertura com Black Pantera
04/09/2026
O Festival Biziu deu início à sua primeira edição em Barbacena com uma noite de casa cheia, marcada pela apresentação do Black Pantera e pela presença de mais de 500 pessoas ao longo da programação de abertura, realizada no último dia 29 de agosto. O evento também teve três remessas de copos oficiais esgotadas, sinalizando a adesão do público à proposta do festival.
A abertura marcou ainda a retomada do Circuito Mineiro de Festivais em Barbacena. Agora, o Biziu prepara três dias de programação gratuita no No Grau Lounge Bar, entre sexta-feira (4) e domingo (6) de setembro.
Com uma proposta de reunir diferentes linguagens e públicos, o festival promove shows, batalha de rima, oficinas, exposições, feirinha cultural e roda de conversa, criando um espaço de encontro entre artistas locais, nomes de outras regiões e o público.
Música independente e diversidade de sonoridades
A programação musical começa hoje, dia 4, com a Batalha da Grade, movimento de batalha de rima que acontece regularmente em Barbacena e vem fortalecendo a cultura hip-hop na cidade.
Na sequência, Alice e Christian apresentam o show Passando o Carro na Frente dos Bois, encontro de dois artistas da Região das Vertentes que experimentam o forró com uma mineiridade contemporânea a partir de suas composições autorais. Às 21h30, é a vez de Hilreli, com participações de Rodrigo Mancusi e Kaike Barto e seu show Dance aqui, seguido pela Festa Eleganza, com Rafa Mártir na discotecagem, às 23h.
No sábado (5), a programação começa à tarde com a Oficina de Lambe-lambe com Fany Magalhães. A noite reúne novamente a Festa Eleganza, além dos shows de Funk-se e Roça Nova, banda da Zona da Mata mineira que desenvolveu o conceito de “caipigroove”, misturando ritmos regionais, groove, rock e música brasileira.
No domingo (6), o público poderá participar, a partir das 15h, da Oficina do Brinquedo Biruta, com Luciana Oliveira, voltada para crianças menores de sete anos acompanhadas de seus responsáveis.
A programação musical do último dia começa com o Toca Biziu, seguida pelo show de Isis Ferreira, que apresenta canções do EP Pretuminância (Lado A), inéditas, samba e releituras da música preta brasileira. Às 21h30, a banda mato-grossense Calorosa traz ao festival seu “pop tropical pantamazônico”, que cruza lambadão cuiabano, rasqueado, reggae, rock e música eletrônica.
Às 23h, o palco recebe o Swing Safado, diretamente de Belo Horizonte, com sua mistura de pagodão, funk e axé, em show que contará com a participação especial de Sarah Sampp. A programação segue com a Festa Eleganza convida Hilreli, à 00h30. A mestre de cerimônias Mama Glam comanda as apresentações todos os dias.
Sáude mental em Barbacena
Um dos momentos centrais da programação será a roda de conversa “O que temos a refletir sobre saúde mental em Barbacena?”, realizada no sábado, às 17h30.
O debate reúne diferentes perspectivas sobre saúde mental, cidade, memória, direitos e políticas públicas e contará com a participação de Helder Rodriguez, Fred Maia, Bella Gonçalves, Val Andrade, Regina Célia e Jhonatan Rocha.
A atividade propõe abrir espaço para uma conversa necessária sobre os desafios contemporâneos relacionados à saúde mental em uma cidade historicamente marcada por essa discussão, aproximando diferentes experiências, saberes e perspectivas.
Arte, feirinha e ocupação cultural
Durante os três dias, o No Grau Lounge Bar também receberá feirinha cultural e exposições, ampliando a experiência do festival para além dos palcos.
A programação reúne iniciativas de moda circular, brechós, acessórios, fotografia, artesanato, produtos autorais, artes visuais, publicações, livros, zines e discos de vinil, criando espaço para artistas, produtores e empreendedores culturais apresentarem seus trabalhos diretamente ao público.
O Biziu aposta, assim, em uma ocupação cultural que mistura música, artes visuais, cultura urbana, pensamento e economia criativa.
SERVIÇO
FESTIVAL BIZIU
📍 No Grau Lounge Bar – Barbacena (MG)
📆 4, 5 e 6 de setembro de 2026
🕔 Programação a partir das 15h
🎟️ Entrada gratuita
SEXTA | 04/09
19h – Batalha de Rima
20h – Alice e Christian
21h30 – Hilreli
23h – Eleganza
SÁBADO | 05/09
15h – Oficina de Lambe-lambe com Fany Magalhães
17h30 – Roda de conversa “O que temos a refletir sobre saúde mental em Barbacena?”
19h – Festa Eleganza
20h30 – Funk-se
22h – Roça Nova
23h30 – Festa Eleganza
DOMINGO | 06/09
15h – Oficina de Brinquedo Biruta com Luciana Oliveira
19h – Toca Biziu
20h – Isis Ferreira
21h30 – Calorosa
23h – Swing Safado + Sarah Sampp
00h30 – Festa Eleganza convida Hilreli
O Festival Biziu é realizado com programação gratuita e integra a retomada do Circuito Mineiro de Festivais em Barbacena.
Realização: Governo do Estado de Minas Gerais e Coletivo Cultural
Apoio: Circuito Mineiro de Festivais e Floresta Ativista
Outras informações e atualizações: @festivalbiziu

Comentários: