Existe diferença entre sagas e séries?
Por Nayara Coelho.
Apesar de parecer se tratar da mesma coisa, você sabia que existe diferença entre sagas e séries?
É comum acontecer uma confusão entre os dois termos, mas vou dar exemplos para que vocês também possam entender a diferença entre um e outro.
Com os livros de Harry Potter, por exemplo, já usei dos dois termos para me referir a eles, só que descobri que na verdade eles não são uma saga, como eu costumava pensar, e sim uma série.
Isso porque em cada um dos livros tem um objetivo diferente. Eu explico melhor. Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o foco desse primeiro livro é descobrir quem tentou roubar a pedra. No segundo, é saber quem abriu a Câmara Secreta, e assim por diante. Ou seja, uma missão curta e mais rápida em cada um. Assim são as séries, elas podem ser divididas, mas tem um espaço de tempo menor na duração dos acontecimentos.
Já as sagas, tem uma duração de tempo maior para acontecer o desfecho. Crepúsculo é uma delas, já que os fatos se estendem e demoram para chegarem ao final, que é saber se a Bela vai se tornar vampira e continuar com o Edward.
Apesar de existir diferenças, o que vai ditar se tal produção ou livro é série ou saga, será o objetivo principal da narrativa.