• Equipe de Barbacena é ouro na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

    No último sábado (10/09), mais de 300 pessoas se reuniram no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), na cidade paulista de Jundiaí, para conhecerem os grandes campeões da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP). A competição, organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), em parceria com a Etec Agrícola Benedito Storani, a Prefeitura de Jundiaí, o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), promoveu, por dois dias, provas práticas e teóricas para 236 estudantes brasileiros e estrangeiros do ensino técnico ligado a área de agrárias.

    Os vencedores da OBAP foram revelados durante a cerimônia de encerramento, que reuniu as 59 equipes competidoras, educadores, autoridades municipais e federais, como o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana, além dos gestores do IFSULDEMINAS, o reitor Cleber Ávila Barbosa, e do IFSP, o reitor em exercício Rafael Alves Scarazzati.

    A modalidade Subsequente premiou as cinco melhores equipes, que receberam medalhas, sendo três de bronze, uma de prata e uma de ouro. A equipe SENARMINAS BARBACENA 3 sagrou-se a grande campeã, composta por Geovani Carvalho, Carolaine Rodrigues e Danielle Resende, além do professor Kelsen Nether.

    Geovani, Carolaine e Danielle são estudantes do curso Técnico em Agronegócio modalidade Ensino à Distância (EAD) do SENAR MINAS Barbacena e, após realizarem provas teóricas com enfoque em agropecuária, zootecnia, meio ambiente e outros conhecimentos das ciências agrárias e provas práticas de inseminação artificial, cálculo de adubação e realização de calda bordalesa, conquistaram a pontuação mais alta entre as equipes competidoras.

    Geovani confessou que a equipe não acreditava conseguir alcançar ficar entre as melhores classificadas, uma vez que a competição possui a participação de alunos de entidades de grande renome e tradicionalidade no cenário nacional. “Conseguir um bronze já seria algo incrível”, confessou o estudante natural de Alfredo Vasconcelos, que confessa que a “ficha ainda não caiu”.

    Vale ressaltar que esta foi a primeira vez que uma equipe do SENAR Barbacena participa da competição, além disso Geovani, Carolaine e Danielle são alunos da segunda turma ofertada pelo curso, a primeira após o controle da pandemia do novo Coronavírus, quando houve a possibilidade de maior flexibilização de atividades sociais.

    Iracema Flisch, Agente de Desenvolvimento Rural do SENAR Barbacena, ressaltou que foi uma grande alegria ver o desempenho e a vitória da equipe, e destacou a seriedade dos alunos com o curso. “Essa excelência do curso só é possível com a contribuição dos produtores rurais, pois são com os impostos que estes produtores pagam, que vem o Senar e o Sindicato, devolvendo para o produtor a qualificação e o profissionalismo dessas pessoas para chegar até o campo.”. Sobre o curso Técnico em Agronegócio EAD, Iracema informou que o mesmo possui dois anos de duração, alternando com aulas presenciais e visitas técnicas a propriedades rurais da região.

    O presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Rubens Áureo Lobato, celebrou a conquista do trio de estudantes e ressaltou que esta é uma conquista também dos produtores rurais integrantes do Sindicato, que ajudam a manter e realizar o curso de Técnico em Agronegócio, bem com outros ofertados pelo Senar, através de suas contribuições, o que só faz crescer o desenvolvimento do setor na região. “Todas as áreas do aprendizado rural, o Senar está preparado para ajudar e oferecer cursos.”, destacou Rubens.

    Aos interessados em ingressar nos cursos do Senar Minas, de acordo com Iracema, há a previsão da formação de uma nova turma de Técnico em Agronegócio EAD para o ano que vem, no entanto, ainda não está confirmado. Iracema ressaltou que há cursos presenciais de curta duração em Barbacena e região já disponíveis e que podem ser consultados no Senar em Barbacena, que leva estes cursos para as comunidades rurais, dispensando o deslocamento dos alunos e facilitando o acesso.

    Geovani, em nome da equipe, agradeceu o emprenho de Iracema Flisch e de todo o Sindicato, na pessoa do presidente Rubens Lobato, e destacou a importância do investimento que Senar realiza em seus alunos.

    O Sindicato Rural de Barbacena se localiza na Av. Bias Fortes, 56, no Centro de Barbacena. Telefone: (32) 99906 – 8302.

     

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.