EPCAR recebe visita de Oficias de Nações Amigas
Foram recebidos alunos de diversos países, dentre eles a Índia, Argentina, Estados Unidos, Peru e Chile
Na última semana, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu a visita da comitiva da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e dos Oficiais-Alunos de Nações Amigas do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM). A visita teve como objetivo que os Oficiais Alunos do Curso de Comando e Estado-Maior conhecessem a missão e rotina dos alunos da Nascente do Poder Aéreo.
Os militares foram recepcionados pelo comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, e pelo chefe da Divisão de Ensino (DE), Tenente-Coronel Aviador Aron Luis Martins da Silva. Os Oficiais-Alunos oriundos de diversos países dentre eles Índia, Argentina, Estados Unidos da América, Peru e Chile, os quais realizam o CCEM ministrado pela Força Aérea Brasileira (FAB), conheceram a história e missão da EPCAR em uma apresentação realizada pelo Brigadeiro do Ar André Luiz. “A EPCAR, em sintonia com as diretrizes vigentes, leva em consideração todos os valores intrínsecos à vida militar, destacando-se, como imprescindíveis, a Disciplina, o Patriotismo, a Integridade, o Comprometimento e o Profissionalismo. Além desses valores, para alicerçar a preparação dos nossos alunos, cultuamos a Hierarquia, a Camaradagem e o Companheirismo”, relatou. Em seguida, os visitantes conheceram as instalações, interagiram com os alunos e acompanharam a parada diária do Corpo de Alunos.
Para o instrutor da ECEMAR, Tenente-Coronel Infantaria Rogério Barbosa Marques, a viagem de estudos dos Oficiais-Alunos de Nações Amigas (ONA) às escolas da FAB é uma atividade curricular que proporciona aos oficiais estrangeiros a oportunidade de conhecer como se desenvolve a formação dos militares de nossa Força. “A viagem busca estreitar os relacionamentos com os países amigos, possibilitando aos seus representantes um entendimento mais amplo sobre a história e as diversas culturas do Brasil. E essa visita sintetizou esses objetivos, uma vez que os ONA constataram, in loco, a qualidade do ensino, a excelente infraestrutura à disposição dos alunos e a participação da EPCAR nos eventos históricos desde sua criação, em 1949”, comentou.
Militar da Força Aérea Peruana há 17 anos, o Major Berly Jesús Briceño Velásquez disse ter ficado impressionado com a qualidade da formação dos alunos da Nascente do Poder Aéreo. “Ficamos agradecidos pela recepção dessa Escola prestigiosa. Muitos dos nossos companheiros de curso passaram por essa instituição e sempre mencionam com muito orgulho, e agora compreendemos o porquê. Nessa idade que é de muita dúvida na cabeça dos jovens, vocês os orientam da melhor forma possível para serem os futuros líderes da Força Aérea Brasileira”, destacou.
Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM)
O CCEM tem como finalidade capacitar Oficiais Superiores dos Quadros de Aviadores, de Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica para o exercício das funções de Estado-Maior e para o desempenho de cargos de Comando, Direção e Chefia. O curso é realizado em dois anos e dividido em dois módulos: no primeiro ano na modalidade ensino a distância, e o segundo módulo realizado presencialmente na ECEMAR.