Em entrevista, Secretário de Obras responde nota do Grupo Barraca que suspende linhas e informa obras no local
Como noticiado ontem (16) o Grupo Barraca anunciou alterações temporárias nos itinerários de ônibus que atendem as localidades de Torres, com destaque para a região da Prainha, e Campestre II, em Barbacena. Segundo a empresa, as mudanças foram motivadas pelas condições das vias, que estariam comprometendo a segurança do transporte coletivo.
Em resposta à situação, durante entrevista ao Contato Direto da rádio Sucesso, o Secretário de Obras de Barbacena, Marcos Vinicius, relatou que recebeu a notícia com surpresa. “Esses problemas em todo período de chuvas intensas ele sempre aconteceu e a Secretaria de Obras sempre interviu nesses pontos exatamente para poder facilitar o trânsito do transporte coletivo e não deixar essas pessoas que residem nessas localidades desassistidas. Infelizmente eu não sei o motivo pelo qual a empresa emitiu essa nota até porque em uma das localidades, especificamente a localidade Torres, existe um ponto específico que sempre acontece de descer água de lavoura e aí sempre dá um atoleiro nesse ponto. Ele [o ponto] até inclusive próximo ao curso d’água. As equipes já estão no local já fizeram a vistoria”, informou o Secretário de Obras.
Marcos também informou que serão feitas obras no local e que o material já está sendo transportado, no entanto de acordo com o secretário, esse não é um impeditivo para a passagem de veículo. “De imediato as equipes da Secretaria de Obras já estão nos dois locais, tanto na Prainha, lá na Comunidade de Torres, quanto lá no Campestre II e já vamos enviar o material para poder melhorar o acesso desse ponto específico e aí assim fazer com que a empresa volte a transitar “, destacou.
Um ponto levantado por Marcos é que as equipes da Secretaria de Obas estiveram no local e conversaram com alguns moradores que, de acordo com o secretário, disseram que já faz algum tempo que o ônibus não circula naquela região. “Eu gostaria de deixar bem claro aqui que as equipes estiveram, conversaram com moradores e nós tivemos dois relatos específicos que os moradores disseram para nós que a empresa já não estava passando lá há mais de 15 dias e não é por conta das estradas, enfim. Mas nós não vamos entrar nesse mérito aqui agora, mas o que nós temos que fazer, nós já estamos fazendo, que é o envio desse material para melhorar esse acesso desses dois locais”, afirmou.
Por fim, o secretário informou que há um projeto de drenagem e pavimentação asfáltica está em desenvolvimento para solucionar de forma definitiva os problemas históricos das vias. De acordo o Secetário de Obras, esse recurso foi conquistado pelo prefeito Carlos Du junto ao deputado federal Luiz Fernando no segundo semestre de 2024. Foi informado ainda que a equipe de infraestrutura já está trabalhando no projeto, que será apresentado à Caixa Econômica para aprovação. Marcos disse ainda que apesar de ser um processo moroso, devido aos tramites burocráticos da Caixa, há a expectativa de entregar o trecho pronto ainda este ano.