• Cores de Barbacena, um livro para a memória

    Aconteceu na noite deste sábado (04/12), no Hotel Master Plaza, no Centro de Barbacena, o lançamento do livro Cores de Barbacena -Uma Viagem pela História de Barbacena.

    Com assinatura da Glória Eventos, a noite de autógrafos contou, ainda, com uma exposição dos quadros do artista Waldir Damasceno, que também é o responsável pelos belos desenhos do livro, retratando e relembrando a estrutura arquitetônica da cidade que, infelizmente, só existe na memória de poucos.

    O historiador e artista plástico Edson Brandão, juntamente com o desembargador Doorgal Andrada, assinam a obra, que, em sua segunda edição, conta também com textos e observações da icônica figura do colunista Idinando Borges.

    A primeira edição do livro foi lançada em março deste ano, no entanto, devido ao quadro epidemiológico em que se encontrava a pandemia do novo Coronavirus, com a cidade e o Estado de Minas Gerais presos as restrições das Ondas do Minas Consciente, não foi possível realizar um evento de lançamento.

    Sendo assim, o evento deste sábado foi a oportunidade para que o público pudesse encontrar e prestigiar pessoalmente os autores e idealizadores do projeto, que busca informar e manter viva a história de Barbacena.

    A obra é uma oportunidade para quem tem a curiosidade de vislumbrar uma Barbacena mais clássica, com prédio e suntuosos e uma arquitetura que não deve em nada a cidades históricas. É praticamente uma viagem nostálgica de descobertas de uma cidade desconhecida por muitos. Além disso, a obra traz textos com curiosidades da história da cidade, se tornando praticamente um manual sobre Barbacena e sua transformação até os dias atuais.

    Está edição, Edson Brandão, traz dez novos desenhos, entre eles se destacando as reproduções da Igreja de São Francisco de Assis, que se localizava onde hoje atualmente é a Praça Santos Dumont; e o Teatro Municipal, que ficava na Avenida Bias Fortes. Este último, aliás, nunca fora fotografado de forma completa, e sua reprodução só foi possível após a mescla de informações visuais de três fotos.

    O livro, que pode ser adquirido na Livraria Bernadete ou através do site www.coresdebarbacena.com.br, traz ainda informações sobre 72 personalidades que foram de extrema relevância para a cidade, registrando, de alguma forma, sua passagem por Barbacena.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.