Conheça Lucian, ex-aluno da APAE que transforma sentimento em poesia
Sabemos que cada pessoa tem uma forma de expressar suas opiniões, e uma dessas formas é transformar os pensamentos e palavras em poesia. O barbacenense Lucian Henrique, de 32 anos, faz parte do seleto grupo que se expressa dessa forma.
Tudo começou há 16 anos atrás, quando ele estava na 5ª série, na Escola Estadual Teobaldo Tollendal, em Barbacena, e sua professora de português pedia para que os alunos produzissem textos para aquela matéria. Lucian começou a perceber o seu dom com as palavras e, ao ver as poesias, a professora também percebeu o talento dele, pegou os textos, corrigiu e transformou em um livro com o nome de ‘Sonhador’.
Além disso, Lucian fez parte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barbacena (APAE) durante 25 anos, e, de acordo com ele, também pôde escrever poesias e realizar palestras contra preconceitos.
E sobre o que são suas poesias? O rapaz gosta de falar sobre inclusão social, sobre acreditar nos sonhos e não desistir, e em como acabar com o preconceito que existe de várias formas na nossa sociedade. Ele diz que é preciso saber usar as diferenças que cada pessoa tem em prol dela e dos outros.
Em relação ao processo de criação das poesias, Lucian explica que os textos surgem por meio de sonhos, detalhes vividos no dia a dia, e de situações boas e ruins que ele vê acontecer com pessoas do seu contexto. A poesia ‘Sagrado Ventre’, que fala sobre o amor de mãe, é a que mais marcou Lucian Henrique entre as mais de mil já escritas por ele.