Comunidade de origem da Beata Isabel Cristina é presenteada com uma relíquia de primeiro grau da jovem mártir
A relíquia presenteada foi feita a partir de um fragmento ósseo da Virgem Mártir
A Comunidade Santa Efigênia, pertencente à Paróquia Santo Antônio em Barbacena, recebeu na última semana, uma relíquia de primeiro grau da Beata Isabel Cristina. A jovem mártir barbacenense tem como origem a comunidade e morou no bairro Santa Efigênia durante sua vida. A entrega foi realizada pelo Bispo Auxiliar Eleito de Goiânia, Danival Milagres Coelho, ao Administrador paroquial, Monsenhor Osmar Raymundo Mateus, durante celebração eucarística. A comunidade local e familiares da Beata estiveram presentes na ocasião.
Monsenhor Osmar fez um agradecimento em nome de toda a comunidade ao receber o objeto sagrado. “É para nossa comunidade, Santa Efigênia, e para toda a paróquia uma oportunidade muito especial, da qual nós agradecemos ao Monsenhor Danival”, declarou ele.
A relíquia presenteada à comunidade é de primeiro grau do tipo ex ossibus, ou seja, foi feita a partir de um fragmento ósseo da Virgem Mártir Isabel Cristina. Juntamente dela, foi entregue também o seu documento de autenticidade.
Monsenhor Danival reforçou a importância desse tipo de relíquia. “É mais do que justo que essa comunidade seja guardiã desta relíquia de primeiro grau feita com um pedacinho do osso dela”, disse ele. Na oportunidade, ele explicou que há também a relíquia de primeiro grau ex cineribus, feita com a terra retirada do caixão misturada com fragmentos ósseos. Já as de segunda grau são confeccionadas a partir de um tecido da roupa da Beata Isabel Cristina.
Durante a homilia, Monsenhor Danival motivou aos fiéis para que tenham a fortaleza da fé e da esperança que teve a Virgem Mártir Isabel Cristina. “Ela viveu a sua vida dominada pelo amor de Deus e imbuída da fé e da esperança. Por isso, ela soube enfrentar também o sofrimento com coragem, determinação, ao ponto de dar a sua vida por causa dos valores de sua fé. Ela soube resistir ao mal até o custo da sua vida porque trazia em seu coração a certeza de uma vida maior que supera a vida neste mundo, que é a vida eterna e feliz”, ressaltou.
Para a colaboradora comunitária, Juliana Guilherme, o momento foi de muita alegria. “Foi uma celebração linda e de grande importância para todos os fiéis da comunidade, pois receberam não só um ato de coração vindo de Monsenhor Danival, mas também um presente histórico que marcou a vida de todos os fiéis e familiares da Beata Isabel Cristina”, ponderou.
A doação surgiu graças a uma iniciativa dela que, em setembro de 2023, convidou Monsenhor Danival para celebrar o encerramento da festa da padroeira. Na oportunidade, Juliana também pediu que ele levasse a relíquia da Beata Isabel Cristina para visitar a comunidade, pois ela morou por muitos anos no local.
À época, Monsenhor Danival levou a relíquia da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, onde era pároco, e prometeu que presentearia à Comunidade Santa Efigênia com uma relíquia, visto a relação de proximidade da jovem mártir com o local. Após a doação, a relíquia ficará disponível para a veneração dos fiéis na Igreja Santa Efigênia.
Ao final da celebração, os presentes receberam o santinho da Beata Isabel Cristina, contendo uma relíquia de segundo grau da Mártir.
Com informações da Arquidiocese de Mariana