COMUC realiza Audiência Pública para discutir a preservação do Cine Hotel Palace
A Audiência Pública será realizada na próxima segunda-feira (29/08)
O Conselho Municipal de Cultura de Barbacena (COMUC) realizará na próxima segunda-feira (29/08) às 19h uma Audiência Pública para discutir questões ligadas à preservação do prédio que abrigava o Cine Hotel Palace, situado na Praça dos Andradas, Centro. A audiência, que também será transmitida online, acontecerá na Casa do Cidadão, onde funciona atualmente a Câmara Municipal.
O Cine Hotel Palace teve papel muito importante na história cultural, econômica e turística de Barbacena. Fundado em 1955, de propriedade do Caetano Orpheu Bonato, fez parte da infância e juventude de muitos barbacenenses. Possuía 1002 lugares, dois projetores de 35mm e seu funcionamento diário tinha uma média anual de 797 sessões, com 192.152 espectadores.
Apesar de ser propriedade privada, o prédio pertence à memória afetiva da cidade e há anos enfrenta dificuldades. É amplamente reconhecida a importância de se promover e proteger a memória cultural, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Os cinemas de rua resgatam a história de suas cidades através de seu espaço e arquitetura. Os patrimônios culturais são particularmente vulneráveis, uma vez que estão em constante mutação e multiplicação de seus portadores e proprietários. Portanto, é extremamente necessário que a sociedade barbacenense possa debater e refletir sobre o destino deste equipamento cultural. Desta maneira, poderemos dialogar com todos os envolvidos e interessados visando a tentativa de preservação do Cine Hotel Palace e o seu futuro.
A Casa do Cidadão, onde se dará a reunião, é localizada na rua João XXIII, nº 98, no bairro São José. Para saber mais sobre a história do Cine Hotel Palace, clique aqui!
Com informações do COMUC