

Chuva de granizo atinge Barbacena e deixa rastro de gelo em diversos bairros
Temporal registrou acumulado de 27,6 mm
02/06/2026
Um evento meteorológico severo, com chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo, atingiu o município de Barbacena, no Campo das Vertentes, na noite desta segunda-feira (2). O temporal assustou moradores e cobriu de gelo pontos da cidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado pluviométrico durante a tempestade chegou a 27,6 mm. Apesar da intensidade do fenômeno, a Defesa Civil informou que o município opera em “situação de normalidade”.
Embora a chuva tenha causado impactos em todo o território de Barbacena, a queda de granizo foi registrada com maior intensidade em quatro bairros, sendo eles: Roman, Campo, Faria e Centro
A força da chuva foi tão expressiva que, por volta das 7h da manhã de hoje (03), ainda havia camadas de granizo acumuladas em áreas dos bairros Campo, Centro e Roman.
Até as 8h desta terça-feira, a Diretoria Municipal de Defesa Civil havia contabilizado dois acionamentos diretamente relacionados aos estragos causados pelo mau tempo:
Infiltração: Uma ocorrência de infiltração em edificação.
Dano estrutural: Um desprendimento localizado de uma pequena parte da estrutura de uma construção.
A Defesa Civil informou que mantém o monitoramento contínuo das áreas de risco já mapeadas no município. Um novo boletim informativo com a atualização do cenário poderá ser emitido no final da tarde, caso haja necessidade.
Alerta prévio e mudanças climáticas
De acordo com o boletim oficial do órgão, o município recebeu apenas um aviso meteorológico prévio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). O alerta foi encaminhado por meio do serviço de SMS 40199 por volta das 15h de ontem.
O órgão reforçou que tempestades severas acompanhadas de granizo e ventos intensos têm se tornado mais frequentes e intensas na região. A justificativa, segundo a Defesa Civil, está associada diretamente aos impactos das mudanças climáticas globais e à crescente variabilidade nos padrões atmosféricos.



