• Barbacena sobe e entra no Top 100 do Brasil no ranking de competitividade

    Barbacena avançou mais de 48 posições em comparação ao último ranking. Em Minas a cidade é a 10ª mais competitiva

    Barbacena deu um salto expressivo no Ranking de competitividade dos municípios e se tornou a 93ª cidade mais competitividade do Brasil e entrou no grupo das 100 cidades mais competitivas do país. O levantamento é realizado há 12 anos pelo Centro de Liderança Pública.

    No último levantamento o município estava na 141ª posição nacional, foram mais de 48 posições avançadas no ranking. Em Minas Gerais, o município que era a 22ª cidade do ranking no recorte estadual, passou para a 10ª cidade do estado entre 2022 e 2023.

    A quarta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analisa o total de 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), representando os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes.

    O Ranking de Competitividade dos Municípios é composta por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.

    Potenciais do município

    O ranking apresentou ainda as áreas em que Barbacena melhor se destaca e obteve crescimento, como a qualidade da educação, Telecomunicações, Capital Humano, Funcionamento da máquina pública, que estão no Top 50.

    Foi apresentado como crescimento de destaque a qualidade da saúde e segurança.

    Desafios

    Apesar dos números animadores. o ranking alerta para desafios do município. Apesar do ranking apresentar que a qualidade da saúde melhorou, quando a categoria é o acesso a ela, foram apresentados números negativos.

    O mesmo ocorre na economia, que apresentou um crescimento no ranking e subiu 46 posições, no entanto viu a nota cair na categoria “inovação e dinamismo econômico”, o que inclui emprego no setor criativo, recurso para pesquisas, PIB per capita, renda média do trabalho formal, entre outros.

    O ranking também apresentou queda quando o assunto é o Meio Ambiente

    Minas Gerais

    Minas Gerais também teve crescimento, saindo da 8ª posição para 6ª posição no ranking. No entanto, em Minas apenas 11 municípios aparecem no Top 100 nacional, sendo respectivamente: Belo Horizonte, Uberlândia, Lavras, Pouso Alegre, Itajubá, Nova Lima, Ipatinga, Varginha, Poços de Caldas, Uberaba, Barbacena e Itabira.

    Ranking completo

    Os interessados em conferir a lista completa podem acessar no site clicando aqui.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.