Barbacena registrou mais de 190 casos de dengue e dois de chikungunya em 2023
Não foi confirmado nenhum óbito na cidade
Na última terça-feira (02/01), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicou o monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika no Estado. Em Barbacena foram confirmados 197 casos, sendo dois deles de Chikungunya enquanto os outros registrados foram de Dengue. Nenhum óbito foi confirmado.
O vírus da Dengue é dividido em quatro sorotipos, de forma que cada um deles apresenta diferentes variações genéticas. Na Unidade Regional de Saúde do município, foi identificado o sorotipo DENV 1 em 101 amostras enviadas. diferenças entre os tipos são tão pequenas que todos eles possuem os mesmo sintomas e formas de tratamento, porém quando a infecção ocorre pela segunda vez há a probabilidade de uma evolução direta para dengue hemorrágica.
Minas Gerais registrou 408.595 casos prováveis de dengue. Desse total, 315.618 foram confirmados para a doença. Há 197 óbitos confirmados por dengue no estado e 73 em investigação. Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 95.152 casos prováveis da doença, dos quais 78.786 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 46 óbitos por Chikungunya e 18 estão em investigação. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 151 casos prováveis. Há 46 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika no Estado até o momento.
O Boletim é atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente. Acesse clicando aqui.