Barbacena registra os primeiros casos da variante Ômicron
Ao todo foram três confirmações
Na tarde de segunda-feira (03/01), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesap) recebeu resultado de três amostras de contaminados com a Covid-19 encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, sendo identificada em sequenciamento genético, a linhagem da variante Ômicron.
Com relação aos casos confirmados, trata-se de duas pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os infectados tinham como países de origem Quênia e Holanda e estavam em viagem ao Brasil, com destino a Barbacena.
Os casos foram identificados após a apresentação de sintomas de gripe e a realização do teste rápido de antígeno reagente. A Vigilância Epidemiológica, em conjunto com o médico infectologista Herbert Fernandes, realizaram visita domiciliar, para análise da situação clínica dos pacientes, assim como coleta de amostra de swab via RT-PCR.
Todos os pacientes foram avaliados, monitorados e testados, assim como as pessoas com quem tiveram contato, mantendo o isolamento indicado, com resposta positiva a infecção, sem intercorrências e necessidade de internação. Findando o período crítico, eles foram liberados do isolamento.
O município reforça a necessidade das medidas de distanciamento social, uso correto de máscara e constante higienização das mãos e primordialmente, que o esquema vacinal seja completo, com a aplicação da segunda dose e dose de reforço da vacina conforme orientação.
Com informações da Prefeitura de Barbacena