
Após suspensão de aulas em São João del-Rei, outras cidades comunicam paralização
A suspensão das aulas tem por objetivo a desinfecção das escolas

Após a suspensão das aulas em São João del-Rei, mais quatro cidades no Campo das Vertentes suspenderam as aulas nas escolas municipais para desinfecção dos cômodos, móveis e objetos, sendo estas Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição de Barra de Minas. Os demais municípios não paralisaram, mas acompanham os casos, sendo uma deles Barbacena. A Prefeitura informou que está monitorando o cenário da bactéria Streptococcus na região pela Secretaria de Saúde, junto com núcleos de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia e Unidades de Saúde.
A interrupção das aulas tem por objetivo conter a transmissão da bactéria que é suspeita de ser a causa da morte de três crianças de 3, 10 e 11 anos. As mortes ainda são investigadas e até o momento não foram divulgados outros casos em municípios vizinhos.
Nesta quarta-feira (25/10), as prefeituras de Conceição da Barra de Minas e Ritápolis informaram a paralisação das aulas durante a semana. Na primeira delas a paralisação ocorre nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/10) para desinfecção na Escola Municipal Professor Joaquim Pinto Lara. A Prefeitura informou através de nota que a decisão foi tomada após o registro de casos nas cidades vizinhas. A desinfecção será feita com hipoclorito de sódio, conhecido como água sanitária.
Em Ritápolis a interrupção das aulas acontecerá apenas na sexta-feira (27/10) e, conforme divulgado em um comunicado, os protocolos de higiene serão intensificados, seguindo as práticas sanitárias que se mostraram eficazes durante o período da pandemia da Covid-19.
A orientação é que crianças que apresentarem sintomas como dor de garganta, febre, manchas ou lesões cutâneas devem procurar a unidade de saúde para atendimento clínico, avaliação, orientação e tratamento adequado e não devem ser enviadas as escolas na presença de sintomas.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descarta o surto de infecção, afirmando não há critérios que comprovem o risco à saúde da população de São João del-Rei após a morte de três crianças e a internação de outras quatro. Em nota, a pasta esclareceu que os casos de óbitos estão sendo acompanhados e amostras estão sendo analisadas em laboratório.



