Alunos do curso técnico de Nutrição e Dietética do Senac realizam projeto na APAE Barbacena
O evento aconteceu no Dia Internacional de Síndrome de Down
Na última segunda-feira (21/03), as turmas do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Senac Barbacena realizaram uma homenagem especial para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down. O projeto intitulado “Nutrindo com Amor e Carinho Cada Cromossomo” foi realizado na APAE Barbacena.
A ação teve como objetivo orientar e promover a alimentação saudável para pessoas com síndrome de Down por meio de atividades didáticas e lúdicas, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.
A alimentação saudável é essencial para a saúde de qualquer pessoa, mas na Síndrome de Down, o acompanhamento nutricional é indispensável contra o número expressivo de pessoas com essa deficiência diagnosticadas com obesidade. Diferentes estudos sugerem alguns fatores que afetam esse aumento de peso, como a taxa de metabolismo basal reduzida, elevada prevalência de hipotiroidismo, ingestão alimentar inadequada e sedentarismo.
No evento foi realizado pelos alunos um Circuito da Alimentação Saudável, com estações, atividades e degustações de alimentos e receitas. Confira como foram especificadas as estações do conhecimento:
1ª Estação: pesca das frutas
- Uma pescaria voltada para prendas saudáveis em que foram utilizadas frutas, com o objetivo de mostrar e ensinar maneiras divertidas de brincar com os alimentos. Alguns alunos estavam caracterizados para ganhar a atenção de todos os presentes, visando transmitir amor e alegria.
2ª Estação: semáforo da alimentação
- Foi ensinado a diferenciação através das cores do semáforo. Na cor verde foram colocados os alimentos saudáveis; no amarelo, os alimentos que devem ser consumidos com cuidado; já na cor vermelha estavam os alimentos não saudáveis e que não devem ser consumidos. Nessa estação também foi oferecido suco de frutas.
3ª Estação: desenhos
- Os participantes tiveram a proposta de desenhar e colorir desenhos com temas de alimentos saudáveis, como frutas e legumes. Nesta parte da dinâmica foi oferecida uma fatia de bolo de frutas funcional para cada participante.
4ª Estação: memória do paladar
- Os participantes puderam visualizar diferentes frutas, opinar sobre quais gostavam ou não e, após sua opinião, procurar a fruta preferida nas figuras de um jogo da memória. Para os participantes foi oferecido um pote de salada de frutas como premiação.
5ª Estação: corrida de obstáculos
- Nesta brincadeira os participantes passavam em uma trilha com obstáculos (pneus, cones, etc) enquanto identificavam os legumes expostos no caminho. No final da trilha, eles participavam um jogo da velha, em que era desenvolvido a psicomotricidade de uma forma leve. Como prêmio, eles ganharam geladinhos de frutas.
A aluna do curso, Valéria de Jesus, informou que a turma foi recebida com muito carinho durante a ação. “É muito gratificante e a gente vê essas necessidades porque realmente existe um número muito alto de obesidade entre as pessoas com Síndrome de Down, então a alimentação é fundamental, e foi muito bacana a gente aprender um pouco sobre isso e ter essa oportunidade de estar partilhando com eles esses momentos e oferecer de forma lúdica através de brincadeiras uma opção saudável para eles terem contato, saborear frutas diferentes”, declarou.