

Alunos da EPCAR recebem Distintivo de Atleta NAE
A NAE é uma competição esportiva anual, na qual concorrem as escolas preparatórias militares das Forças Armadas

Durante a Parada Diária realizada no dia 20 de março, os Alunos que representaram a EPCAR na NAE 2024 receberam o Distintivo de Atleta. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, e contou com a presença do Comandante do Corpo de Alunos (CA), Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Junior, e de todo o efetivo do CA.
A NAE (Naval, Aeronáutica e Exército) é uma competição esportiva anual, na qual concorrem as escolas preparatórias militares das Forças Armadas: EPCAR, Colégio Naval (CN) e Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEX). O objetivo é promover a interação entre as instituições, bem como incentivar a prática de esportes. No ano passado, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar sagrou-se campeã do torneio, realizado no Colégio Naval, em Angra dos Reis (RJ), obtendo sete dos 11 troféus disputados. As vitórias vieram no tiro, no atletismo, no judô, no vôlei, no basquete, na esgrima e na orientação.
Entre os agraciados com o Distintivo, esteve o aluno João Medeiros Rodrigues Neto, da Turma Thunderbolt, integrante do time de basquete. Hoje chefe de equipe, o jovem relembra que a EPCAR voltou a vencer na modalidade depois de 35 anos sem títulos. “Na minha primeira participação, juntamente com toda a equipe, a gente conseguir voltar a ganhar uma NAE foi muito importante. Além do esporte, o momento em si, com interação com outras Forças, com pessoas que a gente não conhece, achei muito legal”, ressaltou o atleta.
A entrega dos broches marca a preparação para a próxima NAE, que será realizada na EPCAR de 25 de setembro a 3 de outubro deste ano. Para o Aluno João Paulo de Oliveira Féres, também do 3º Esquadrão, que está à frente do atletismo, a responsabilidade será ainda maior em 2025, com a competição sendo “em casa”. “A NAE, para mim, é o maior evento da formação da EPCAR. É algo muito importante e significante para a gente. Há uma maior responsabilidade agora, mas estamos bem confiantes”, celebrou o jovem.
Esporte como fonte de reconhecer e ensinamentos
A conquista da NAE 2024 é resultado da rotina dos Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, que prevê a prática diária de exercícios físicos, sendo grande parte nas modalidades para as quais foram selecionados. Para o Chefe da Seção de Educação Física (SEF), Capitão Juliann Elton Gonçalves de Matos, carregar um Distintivo de Atleta é um reconhecimento da dedicação dos jovens, mas também uma grande responsabilidade. “É uma forma de materializar um esforço pessoal, sendo exemplo para quem está entrando agora e para aqueles que não são atletas. Além de serem atletas, e treinarem por vezes em horários que outros estão descansando, eles possuem as mesmas atribuições dos não-atletas. Por esse ‘a mais’ que eles se esforçam, merecem ser valorizados”, pontuou.
De acordo com o Capitão Matos, para além da prática de atividades físicas, a atuação em modalidades, sobretudo as coletivas, tem a capacidade de influenciar na vida militar e pessoal dos Alunos. “O esporte simula, perfeitamente, uma situação de combate e explora valências essenciais cobradas dos militares, como, por exemplo, trabalho em equipe, liderança, determinação, resiliência, disciplina e espírito combativo”, afirmou.
Para a NAE 2025, o Chefe da Seção de Educação Física revelou que os atletas estão motivados a buscar novamente o título para a EPCAR. “A equipe da SEF possui muitos diamantes brutos. Nossa missão é lapidá-los. Eles estão comprando a ideia e confiando na gente. E, acima de tudo, eles querem, mais do que nós, permanecer no topo! Tenho convicção de que será uma excelente competição: irão com sangue nos olhos e darão o máximo”, finalizou o capitão.
Homenagem aos especialistas
Além da entrega de Distintivos, durante a Parada Diária da quinta-feira (20/03), o Corpo de Alunos prestou uma homenagem aos Graduados de seu efetivo, recordando o Dia do Especialista de Aeronáutica, comemorado em 25 de março. Para o Segundo Sargento Jefferson José Neves Anacleto, que treinou a equipe de orientação que venceu a NAE 2024, foram duas razões para celebrar. Ao entregar os Distintivos para os atletas, ele recordou o sentimento de orgulho após a vitória do ano passado. “É uma mistura de superação por parte dos atletas e orgulho em estar à frente deles, unindo forças com o Tenente Torres, nosso preparador físico. Acompanhar a evolução desses alunos no esporte, que muito se dá pelo esforço, dedicação e entusiasmo deles, nos deixa muito orgulhosos”, revelou.
O Sargento Anacleto, que recebeu da EPCAR a Medalha Bartolomeu de Gusmão no Dia do Especialista, agradeceu também a lembrança do Corpo de Alunos. “Homenagem mais que especial. Dia marcante para todos nós, Especialistas, recordar momentos de formação no Berço dos Especialistas e reafirmar nosso lema – ‘disciplina, amor e coragem’”, disse.


