Agentes da Pastoral da Comunicação da Forania de Barbacena participam de encontro
O Centro Pastoral Regional é localizado em Barbacena
A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Forania de Barbacena, Região Mariana Sul, realizou na última segunda-feira (02/09), sua primeira reunião do ano. Os agentes e coordenadores da pastoral de dez das 15 paróquias da forania se encontraram no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena, com intuito de se conhecerem melhor, partilharem ideias e experiências.
Para o Coordenador da Pascom na Forania, Márcio Cléber, esse primeiro contato foi muito positivo. Segundo ele, foi possível constatar que, mesmo com as dificuldades, a maioria das paróquias que compõem a forania tem uma Pastoral da Comunicação atuante.
“Confesso que fiquei surpreso e muito feliz em ver os pasconeiros com tanto entusiasmo em prol da evangelização por meio do trabalho da Pascom. Esse foi um encontro de um somatório de forças para um trabalho ainda mais amplo dentro da Forania de Barbacena”, disse Márcio Cléber, também agente da pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Durante o encontro, os participantes relataram sua realidade enquanto agentes e coordenadores em suas paróquias, seus desafios e superações. “Observamos que as paróquias estão estruturadas com a Pastoral da Comunicação. Algumas com mais recursos e apoio, outras iniciando e buscando ainda mostrar sua importância na evangelização. Mas no geral é muito gratificante ver que todas estão no caminho proposto pela pastoral”, enfatizou Márcio Cléber.
A reunião foi embasada na proposta de Comunicação do Papa Francisco, sendo essa a discussão inicial com os participantes. A partir disso, cada um se sentiu mais à vontade para opinar, conversar e descrever seu trabalho em cada paróquia.
As impressões quanto a esse primeiro contato reunindo as paróquias da forania, foram muito positivas. “Fiquei muito feliz em conhecer alguns membros e saber que as paróquias estão caminhando bem com o ‘sim’ de vocês em servir a Deus por meio da Pascom. Foi uma noite muito especial e produtiva para todos nós”, disse Adriano Martins de Almeida, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
“Agradeço a região pela determinação e vontade de ver nossa forania crescer. A oportunidade do encontro foi muito engrandecedora. Momento único proporcionando discutir e aprender sobre Pascom. Agradeço também a todos que partilharam, enriquecendo nosso momento e estimulando novas ideias para implantarmos em nossas comunidades, partilhando também dos desafios e dificuldades, ficando aqui o meu muito obrigado”, expressou Sannder Lourenço, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Na opinião de Alexsandro Albergue Campos, “foi um momento ímpar, ao qual pudemos conhecer os amigos e amigas da pastoral, bem como a realidade que cada um vive em suas respectivas paróquias. Assim, aprendemos mais e compartilhamos também a nossa realidade”, ponderou o agente da Paróquia São Pedro e São Paulo.
Com pouco tempo de atuação na pastoral, Ana Carolina Ananias, da Paróquia Nossa Senhora da Penha, destacou a importância do momento para poder conhecer a atuação da Pascom. “Foi um encontro maravilhoso e muito abençoado! Agradeço primeiramente a Deus e a todos por cada palavra e por cada testemunho da paróquia de vocês. Estou chegando há uma semana e já aprendi muito. Quero sempre somar mais e mais junto a vocês”, afirmou.
Com informações da Arquidiocese de Mariana