• Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas empossa Amarílio Andrade

    21/07/2026

    A Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas (ABCJ) realizará, no próximo dia 24 de julho (sexta-feira), às 19 horas, na Câmara Municipal de Barbacena, uma sessão solene marcada por dois momentos para a instituição: a assinatura do Termo de Comodato para a cessão de uso da Casa/Biblioteca Dr. Adhimar Coutinho, firmada entre a Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas e o Grupo Educacional FUPAC/UNIPAC, e a posse do advogado, professor e vereador Amarílio Augusto de Andrade na Cadeira nº 30 da Academia.

    A solenidade possui um significado especial. A Cadeira nº 30 será ocupada pela primeira vez e terá como patrono o Dr. Antônio Carlos Lafayette de Andrada, sendo fundada por Amarílio Augusto de Andrade.

    Fundada em 6 de outubro de 2010 por 11 idealizadores, a Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas nasceu com o propósito de promover o estudo das Ciências Jurídicas, preservar a memória do Direito e contribuir para o desenvolvimento intelectual e cultural da cidade e da região. A posse dos seus vinte primeiros membros ocorreu em sessão solene realizada no Dia da Justiça, em 8 de dezembro de 2010, no Palácio da Revolução Liberal, sede da Câmara Municipal de Barbacena.

    A assinatura do Termo de Comodato da Casa/Biblioteca Dr. Adhimar Coutinho representa mais um importante passo no fortalecimento da Academia, permitindo ampliar suas atividades voltadas à preservação da memória jurídica e ao desenvolvimento de projetos culturais, científicos e educacionais.

    Sobre o novo acadêmico

    Nascido em 10 de setembro de 1942, atual Presidente da Câmara Municipal de Barbacena, Amarílio Augusto de Andrade construiu uma trajetória de 50 anos dedicados ao serviço público de Barbacena.

    Graduado em Contabilidade e em Direito, exerceu ambas as profissões com reconhecida dedicação, prestando, durante muitos anos, assistência jurídica gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também dedicou parte significativa de sua vida ao magistério, atuando como professor de Contabilidade em cursos técnicos de Barbacena e contribuindo para a formação profissional de diversas gerações.

    Sua vida pública teve início em 1976, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Ao longo de cinquenta anos de atuação política, exerceu oito mandatos como vereador, foi eleito dezessete vezes presidente da Câmara Municipal de Barbacena e ocupou também o cargo de vice-prefeito do município.

    Na área da saúde, teve atuação decisiva na implantação do Núcleo de Combate ao Câncer de Barbacena e do Centro de Atendimento Multiprofissional aos Portadores de Câncer, instituição que atualmente atende centenas de pacientes oncológicos e ostomizados da região. O projeto, idealizado há mais de duas décadas, caminha para a conclusão do seu segundo módulo.

    Amarílio Augusto de Andrade também é membro da Academia Barbacenense de Letras, ocupando, também, a Cadeira nº 30.

    Serviço

    Sessão Solene da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas
    Data: 24 de julho de 2026 (sexta-feira)
    Horário: 19 horas
    Local: Câmara Municipal de Barbacena – Palácio da Revolução Liberal

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.