• Prefeitura se pronuncia sobre o Natal de Barbacena

    O esclarecimento foi divulgado nesta quarta-feira (24/11)

    Após o esclarecimento realizado pelo Prefeito Carlos Du a respeito do investimento no evento natalino que ocorrerá entre os dias 18 e 24 de dezembro, a Prefeitura de Barbacena também divulgou uma nota sobre o chamado “Sonho de Natal”.

    Confira na íntegra:

    Nos últimos dias, diversas informações desencontradas em torno do evento “Sonho de Natal” circularam em Barbacena, o que acabou gerando confusão em parte da população. Por esse motivo, algumas questões devem ser esclarecidas sobre um evento que será memorável.

    É importante ressaltar que a programação do “Sonho de Natal” será marcada por diversas atrações e terá um foco turístico. O objetivo é colocar Barbacena em uma rota e tradição natalina que atrairá diversas pessoas e consequentemente fomentará o comércio local.  Dessa forma a licitação no valor de R$ 620 mil não será destinado somente para a ornamentação e iluminação de natal, mas sim toda a programação e custeio do projeto (confira abaixo a programação sujeita a alterações).

    Também cabe ressaltar que a programação de natal nada influenciará no planejamento feito em outras áreas como infraestrutura, saúde e educação. Ao contrário, Barbacena intensificou os investimentos nessas áreas cruciais com inúmeras ações noticiadas diariamente nos veículos oficias da Prefeitura e também na imprensa. O investimento será para que Barbacena tenha um atrativo turístico, o que foi uma das questões apontadas como carência do município pela população.

    Em relação ao edital de participação voluntária de artistas barbacenenses, o documento foi feito como uma medida legal, para legalizar a participação de grupos e artistas que estarão na programação oficial. Alguns movimentos artísticos se reuniram com a Prefeitura para se apresentarem durante o “Sonho de Natal” e por esse motivo foi aberto o edital para contemplar todos que assim desejassem também participar da programação. No entanto, ao contrário do que está sendo propagado nas redes sociais, os artistas locais poderão receber uma ajuda de custo que está previsto no termo que será assinado pelos voluntários, poder público e empresa.

    Vale ressaltar que Barbacena reabriu um novo edital para distribuição de 70 bolsas no valor de R$2812,36 da Lei Aldir Blanc para os artistas locais, sem exigência de contrapartidas. Também já foi anunciado que em breve o município apresentará uma lei de incentivo à cultura para os artistas locais serem contemplados com novas bolsas.

    Por fim, cabe ressaltar que todo o processo foi realizado de forma transparente. A escolha da empresa foi feita através de licitação, ou seja, ampla concorrência. Demonstraram interesse duas empresas, uma de São Paulo e outra do Ceará, vencendo a empresa paulista dentro dos critérios legais, ou seja, conseguir prestar o serviço pelo menor preço. A própria empresa já demonstrou interesse em contratar alguns serviços e profissionais da cidade para o evento.

    As ações contam também com o apoio da iniciativa privada, ou seja, comerciantes que acreditaram no projeto e viram o seu potencial turístico e consequentemente econômico. O Sonho de Natal é uma ação inédita em Barbacena e está sendo feito com o intuito de celebrar e confraternizar com as coisas boas da vida em um ano marcado por dificuldades em um período pandêmico. Será mágico e inesquecível!

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.