
Sindicatos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Barbacena aprovam incorporação em assembleia conjunta
Encontro realizado na FIEMG Regional Zona da Mata marca novo momento de fortalecimento institucional e ampliação da base de representação do setor

A FIEMG Regional Zona da Mata sediou, no dia 10 de dezembro, a assembleia conjunta que oficializou a incorporação do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Barbacena (Simelp) pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Juiz de Fora (Metal JF). A reunião aconteceu em formato híbrido, na nova sede da Regional, instalada no complexo da Escola SESI Granbery, em Juiz de Fora, reunindo empresas associadas, dirigentes sindicais e representantes da FIEMG. A assembleia teve como principal objetivo deliberar sobre a incorporação sindical e autorizar a consequente alteração estatutária, necessária para ampliar a base territorial e formalizar a nova representação.
Participaram do encontro a presidente do Metal JF, Ana Lúcia Machado Sabino; o presidente do Simelp, Jayme Carvalho; o vice-presidente do Simelp, Joaquim Augusto da Silva; o presidente do Posto Avançado do Metal JF em Santos Dumont, César Volpe, membros das diretorias dos dois sindicatos, além da consultora jurídica sindical da FIEMG, Naiara Mendicino. Também esteve presente a presidente da FIEMG Regional Zona da Mata e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Juiz de Fora e Governador Valadares (Sindivest JF-GV), Mariângela Marcon.
Durante a assembleia, Jayme Carvalho destacou o espírito colaborativo do processo e colocou-se à disposição para contribuir com ideias e experiências no período pós-incorporação. Para Ana Lúcia Machado Sabino, a decisão representa um passo estratégico para o fortalecimento do setor. “Estamos aqui para unir forças, ampliar nossa base de associados, levar informação atualizada às empresas e mostrar, de forma ainda mais efetiva, todos os serviços que estão à disposição dos associados, como os oferecidos nas áreas jurídica, ambiental e econômica”, afirmou.
A consultora jurídica sindical da FIEMG, Naiara Mendicino, ressaltou o significado institucional do momento. “Cada sindicato tem uma história muito bonita e quem assume uma entidade assume grandes compromissos. O que está sendo feito aqui hoje é um marco: unir forças para melhorar o ambiente de negócios. Não se trata de um fim, mas de um novo começo, ainda mais porque representam a mesma categoria econômica, atendem o mesmo público e enfrentam desafios semelhantes”, explicou.
A presidente da FIEMG Regional ZM e do Sindivest JF-GV, Mariângela Marcon, destacou a importância das lideranças envolvidas no processo. Ela ressaltou a trajetória de Jayme Carvalho à frente do Simelp e a relevância do Metal JF como sindicato representativo. “Este é um momento muito positivo para o fortalecimento do sindicalismo industrial. O melhor legado é aproveitar essa união para expandir a atuação, gerar mais representatividade e oferecer ainda mais suporte às empresas”, afirmou.
Com a aprovação do novo estatuto e da incorporação pelos associados, o processo seguirá agora para os trâmites legais junto ao Ministério do Trabalho. A iniciativa reforça a estratégia de fortalecimento institucional defendida pela FIEMG, promovendo sindicatos mais robustos, representativos e alinhados às demandas do setor industrial.
Matéria de Graciele Viana – FIEMG



