• EPCAR recebe astronauta sueco Marcus Wandt durante o Community Day

    Durante o Community Day do ASE 2025, o astronauta e piloto de testes Marcus Wandt compartilhou com alunos da EPCAR suas experiências na missão Axiom-3

    Foto: Sargento Valentim

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu na última quarta-feira (05/11), o astronauta sueco Marcus Wandt, Vice-presidente Sênior e Chefe de Estratégia e Tecnologia da SAAB. Wandt, que é Tenente-Coronel Aviador da Força Aérea Sueca, falou sobre a participação como tripulante da Axiom-3, a primeira missão comercial totalmente europeia realizada com astronautas até uma estação internacional.

    A apresentação compõe o chamado “Community Day”, uma parte da programação do 36º Encontro Internacional de Astronautas (ASE 2025) em que astronautas e cientistas visitam universidades, escolas e instituições. O ASE é um dos eventos mais importantes do setor aeroespacial global e, neste ano, ocorre pela primeira vez no Brasil, entre os dias 3 e 7 de novembro, no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes (SP).

    Durante a palestra, Marcus Wandt abordou a rigorosa preparação antes da decolagem na Axiom-3, em 18 de janeiro de 2024, as particularidades da rotina dentro de um foguete, além da sua experiência como piloto de teste. Ele foi, inclusive, o responsável pelo primeiro voo do F-39 Gripen no Brasil, em setembro de 2020. A aquisição da aeronave sueca pela Força Aérea Brasileira (FAB) representou um marco tecnológico para a inovação da defesa aérea.

    Em sua fala, o Tenente-Coronel Wandt enfatizou a importância da experiência dele como piloto de caça para a missão espacial. “Eu acho que como piloto de caça, eu estava acostumado a procedimentos, acostumado a pensar em operações de emergência e a alternar entre as duas. Há algumas decisões que têm que ser tomadas muito rápido e algumas decisões que podem esperar um pouco, e não podemos ficar estressadas com isso. E também toda a parte de gerenciamento de risco, análise de probabilidades e consequências. Todas essas situações ajudaram muito a acelerar meu treinamento de astronauta”, explicou.

    Wandt ainda destacou que não há missão impossível, ainda que ela pareça muito difícil, e incentivou os Alunos e militares da EPCAR a buscarem alcançar seus objetivos. “Seja muito, muito cuidadoso com o que você chama de impossível, porque as coisas podem parecer impossíveis e as pessoas podem dizer que é impossível. Se você não entende o porquê, você deve perguntá-las: por que é impossível? Se elas não puderem explicar isso, pergunte novamente. Se elas ainda não puderem explicar, elas provavelmente estão erradas, e então apenas faça. Mas também esteja pronto para trabalhar duro e estudar”, afirmou.

    O Aluno Lucas Hallak Figueiredo, do 3º Esquadrão, contou que levará a mensagem de esforço e dedicação do astronauta Marcus Wandt para toda a vida. “Eu sou fascinado pelo espaço desde pequeno, mas nunca pude imaginar que uma missão como essa pudesse ser tão incrível, que o treinamento era tão intenso e, ao mesmo tempo, tão recompensador. Eu sempre tive o sonho de ser astronauta e gostei muito de descobrir como é o mundo destes ‘homens das estrelas’, e que não é um sonho impossível”, comentou.

    Ao final da palestra, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, agradeceu ao astronauta pelas palavras inspiradoras aos Alunos e militares da Nascente do Poder Aéreo. “Foi uma experiência incrível recebê-lo na EPCAR, conhecer sua história como piloto de caça e de ensaios em voo e, especialmente, sua experiência espacial na missão Axiom-3. Diante dos futuros pilotos de Gripen e, quem sabe, dos próximos astronautas brasileiros. Nós sabemos que o Gripen é o principal marco de uma recente parceria internacional entre nossas Forças Aéreas e nossos países”, completou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.