Hospital Ibiapaba CEBAMS é um dos certificados pela Anvisa no país pelo trabalho na segurança do paciente
Ao todo, foram avaliados 21 critérios relacionados às práticas que garantem o bem-estar dos pacientes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) certificou o Hospital Ibiapaba CEBAMS, de Barbacena, como uma instituição de alta adesão às práticas de segurança do paciente. A classificação da Anvisa aconteceu com base na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, gerada pela agência.
A avaliação é nacional e realizada em todos os hospitais do país que possuam leitos adultos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que exige a implantação de protocolos de segurança. Ao todo, foram avaliados 21 critérios relacionados às práticas que garantem o bem-estar dos pacientes, com base nas informações dos Núcleos de Segurança do Paciente e dos Serviços de Controle de Infecções Hospitalares de todo o país.
Conforme destaca o documento da Anvisa, “a segurança do paciente envolve a avaliação permanente dos riscos em serviços de saúde e requer ações como o uso de protocolos específicos e estabelecimento de barreiras de segurança nos sistemas e gestão dos eventos adversos para prevenir e reduzir riscos e danos”.
Segundo o Diretor Técnico-Médico do Hospital, Dr. Antônio José Fonseca de Paula, a conquista demonstra o trabalho na segurança dos pacientes. “Todas as equipes do Hospital Ibiapaba CEBAMS buscam constantemente a segurança plena do paciente. O reconhecimento da Anvisa demonstra que o trabalho visando a segurança do nosso paciente é feito de forma eficiente”.
Para a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente da instituição, Shirley Braz, as equipes são um grande fator de sucesso para a Segurança do Paciente. “O reconhecimento da Anvisa é fruto de muito trabalho, dedicação e colaboração das nossas equipes, que são um fator de sucesso na alta adesão às práticas de segurança do paciente. Agradeço imensamente pelo empenho de cada membro das equipes do Hospital Ibiapaba CEBAMS na busca pela segurança constante da segurança do paciente”.