Em Brasília, prefeito Carlos Du relata clima após explosão de bomba
O Prefeito Carlos Du estava em Brasília cumprindo uma agenda política
No início da noite de ontem (13), por volta de 19h30, duas explosões foram ouvidas na região da Praça dos Três Poderes, em Brasília. A primeira explosão foi de um carro, com fogos de artifício e tijolos no porta-malas, que estava localizado entre o Supremo Tribunal Federal e a Câmara dos Deputados. Em seguida, o dono do carro, Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, que chegou a ser candidato a vereador na cidade de Rio do Sul (SC) em 2020, morreu com a outra explosão.
Quem também estava em Brasília era o prefeito de Barbacena, Carlos Du (PSD), que cumpre uma série de agenda política, dentre elas, uma audiência pública para discutir a concessão de rodovias, como a BR-040. O prefeito relatou a Folha de Barbacena (FB), por troca de mensagens, como foi o clima da cidade durante a explosão.
Du, informou que a polícia agiu com muita rapidez e no início as pessoas não entendiam o que estava acontecendo. “A polícia agiu muito rápido mesmo, cumprindo o Protocolo de Segurança, já começaram a fazer as varreduras, até então sem ninguém entender nada. Não sabia se era o atentado isolado, se era um ato organizado, quem estava fazendo, como que seria isso, então estava todo mundo em alerta”, descreveu o prefeito.
O prefeito relatou que estava saindo do Congresso Nacional, quando houve o ocorrido. “Eu tinha saído a pouco do Congresso, estava próximo do Congresso inclusive, perto da Praça dos Três Poderes, e no caminho, eu tinha saído de uma reunião, inclusive eu ia para o hotel para tomar um banho e voltar pra outra reunião, quando aconteceu isso”, explicou Carlos Du, que também explicou que conseguiu ser liberado, após a sinalização de um caminho alternativo para contornar a Praça dos Três Poderes.
Carlos Du destacou que naquele momento, ainda havia muita informação desencontrada chegando para quem circulava pela região, mas que acompanhava as atualizações pelos noticiários. Uma portaria suspendeu as atividades da Câmara, a princípio até 12h desta quinta-feira (14/11), com isso algumas agendas marcadas dos compromissos oficiais do Prefeito foram canceladas.
“O clima que fica aqui nesse período após a explosão é de incerteza mesmo, insegurança. Brasília numa quarta-feira como essa, geralmente a cidade está movimentada, lotada. Até os hotéis que a gente passava, inclusive no que eu estava, sem ninguém no saguão, só as pessoas que trabalham na recepção. Todo mundo ainda estava muito preocupado, com medo, sem saber o que estava acontecendo. Mas agora as coisas estão se esclarecendo e espero que não tenha para nós nenhuma surpresa nos próximos dias”, finalizou o Prefeito Carlos Du.