13ª RPM realiza cerimônia de entrega da boina em Barbacena
60 soldados da 2ª Classe receberam de seus padrinhos a cobertura
Aconteceu na tarde da última quarta-feira (27/03), no Complexo Santa Cecília, em Barbacena, a solenidade de entrega da boina para os discentes do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2023 da 13ª Região da Polícia Militar (RPM).
Os 60 Soldados de 2ª Classe receberam de seus padrinhos a cobertura que simboliza o marco da vitória sobre os obstáculos iniciais do curso. A boina é o início a um novo ciclo em suas vidas já que agora serão empregados no trabalho operacional nas cidades da 13ª RPM contribuindo para a segurança do povo mineiro. Os discentes também realizaram a primeira continência fardados à Bandeira Nacional.
O Comandante da 13ª RPM, Coronel Terence Pablino Floriano Guimarães, ressaltou a importância do ato na vida do militar. “Receber a boina é reconhecimento pela dedicação que tiveram na conclusão da primeira etapa dos ensinamentos técnicos e profissionais da carreira militar. É quando o civil de antes, agora é reconhecido como policial militar integrante de uma tropa aguerrida, com deveres e responsabilidades,” ressaltou.
Também esteve presente no ato, o veterano com mais tempo de inatividade, o 3º Sgt do Quadro de Praças da Reserva, Jair Xavier dos Reis. O militar que está com 90 anos recebeu a continência dos presentes e se emocionou com a homenagem prestada.
Durante a solenidade aconteceu a apresentação de um pelotão de exibição dos discentes e a cerimônia se encerrou com um dos momentos mais marcantes, o tradicional “fora de forma”.
O CFSd 2023 teve início no mês de dezembro com regime de dedicação exclusiva e atividades extraclasse. Com um planejamento pedagógico e extensa carga horária com diversificados componentes curriculares na área jurídica, legislação institucional, doutrina operacional e técnicas e táticas policiais militares, o curso deve terminar em setembro desse ano.