Prefeitura de Barbacena esclarece a situação da bactéria Streptococcus no município
De acordo com a Sesap está sendo feito monitoramento constante de casos suspeitos
Em São João del-Rei, as aulas foram suspensas na rede municipal de ensino após a confirmação da infecção de Streptococcus A em uma criança. A suspeita é de que a bactéria causou a morte de três crianças em menos de um mês. Em Barbacena, a Prefeitura Municipal divulgou uma nota sobre o cenário do município.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) informou que as equipes estão atentas, fazendo o monitoramento constante de casos suspeitos identificados no serviço para análise da situação no território juntamente com os núcleos de Vigilância Hospitalar de Epidemiologia e Unidades de Saúde, a fim de subsidiar medidas mais pontuais frente a uma possível mudança de cenário. Até o momento não há evidências de vínculo epidemiológico para alerta quanto a uma situação de surto ou estado de calamidade pública.
A orientação é que crianças que apresentarem sintomas como dor de garganta, febre, manchas ou lesões cutâneas devem procurar a unidade de saúde para atendimento clínico, avaliação, orientação e tratamento adequado e não devem ser enviadas as escolas na presença de sintomas e medidas de higienização devem ser redobradas.