

Prefeito de Barbacena revela medidas para resolver a suspensão provisória de Leitos UTI Neonatal da Santa Casa
Em uma nota divulgada na última quinta-feira (14/09), a instituição informou a suspensão devido a falta de profissionais médicos pediatras

Neste domingo (17/09), o Prefeito Carlos Du divulgou através de suas redes sociais um vídeo em que esclarece a suspensão temporária dos serviços em UTI Neonatal e Pediátrico da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena.
A instituição divulgou na última quinta-feira (14/09) uma nota em que informava que a medida foi o último recurso e tem por objetivo garantir a segurança dos pacientes enquanto a instituição busca soluções para restabelecer plenamente os serviços, interrompidos em decorrência da falta de profissionais médicos pediatras para atendimento.
Du esclareceu que os recursos da média e da alta complexidade, que são os serviços prestados pelo hospital, devem ser encaminhados pelo Governo Federal e Estadual, mas ainda que o dever da Prefeitura seja custear apenas a atenção básica, também são realizados aportes para a instituição uma vez que os recursos encaminhados não são suficientes para sua manutenção. “O recurso que vem não é o suficiente e a gente tem que aportar. Nos últimos meses tem ficado pior ainda”, declarou, explicando que o problema que causou a suspenção não foi a falta de recursos, mas a falta de profissionais.
Em reunião, a Santa Casa apresentou uma proposta de terceirização da escala dos plantões médicos do hospital, uma vez que isso facilita a contratação, ajudando a ficar mais atrativo para os médicos trabalharem. “Então você consegue, além de valorizar os médicos aqui, consegue de forma mais fácil trazer outros médicos profissionais de outras regiões para trabalhar também. Então a Santa Casa vai fazer isso, só que tem um delay, um prazo para isso acontecer. A expectativa é que isso seja feito no início do próximo mês”, comunicou ele, afirmando que até lá a instituição contará com o apoio da Prefeitura, que apresentou duas propostas.
Na primeira delas, a Prefeitura se dispôs a realizar a contratação dos profissionais para o trabalho, cedendo os médicos em caráter emergencial até que o hospital consiga contratar a empresa responsável por gerir os plantões. Por esse motivo, o Prefeito usou de seu vídeo para comunicar os médicos pediatras especialistas que estão aptos a trabalhar para que entrem em contato de forma que seja realizada a contratação.
A respeito da segunda proposta, Carlos Du contou que “nós recebemos um recurso de Rodrigo Pacheco, o presidente do Senado, por intermédio do Deputado Federal Luiz Fernando Faria. Esse recurso já está na conta da Prefeitura, são R$ 500 mil. Como a Santa Casa vai ter alguns custos adicionais, a gente vai ajudar também com o aporte financeiro”. O recurso, que seria utilizado para outra ação para a saúde, teve sua destinação autorizada pelo Senador. “O Deputado Doorgal está fazendo gestão junto ao Governo do Estado para ver se consegue, depois de solucionado o problema, aumentar um pouquinho o aporte para a Santa Casa”, expôs o gestor municipal.
O Prefeito de Barbacena finalizou o vídeo reforçando que o atendimento ainda está suspenso, porém de forma temporária, até que sejam contratados novos profissionais para atuação na instituição de forma a garantir a segurança no atendimento destes pacientes.
Confira o vídeo completo:


