Atlético é reconhecido como Tricampeão Nacional com o título de 1937
O Galo também já levantou a taça nos anos de 1971 e 2021
Nesta sexta-feira (25/08), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou o pedido do Atlético Mineiro e oficializou o Torneio dos Campeões de d1937 como o primeiro Campeonato Brasileiro da história. Por esse motivo, o Galo passa a ser tricampeão nacional, já tendo levantado a taça em 1971 e 2021.
A conquista foi formalizada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, que recebeu a cúpula do clube na sede no Rio de Janeiro. A resolução já está em vigor e o reconhecimento do título será comunicado à Conmebol e Fifa.
No ano passado, a CBF recebeu um dossiê enviado pelo Atlético solicitando que a conquista fosse reconhecida, desejando que fosse feito o mesmo realizado em 2010, quando os campeões da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa passaram a ser reconhecidos pela entidade como campeões nacionais.
Com organização pela Federação Brasileira de Futebol (FBF), o torneio reuniu os campeões estaduais Rio Branco (Espírito Santo), Fluminense (Rio de Janeiro) e Portuguesa (São Paulo), bem como convidados da Liga Marinha e Aliança, eliminados em fase preliminar.
Fizeram parte do time campeão do Torneio dos Campeões os jogadores Kafunga, Florindo, Zezé Procópio, Lola, Bala, Alcindo, Quim, Clóvis, Paulista, Alfredo, Guará, Nicola, Rezende e Elair, sob o comando de Floriano Peixoto.