CDL e Sicredi realizam primeiro Happy Hour Empresarial de Barbacena
Representantes de diversas empresas do comércio de Barbacena estiveram presentes no evento
Na noite desta quinta-feira (24/08), aconteceu em Barbacena o primeiro Happy Hour Empresarial promovido pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com o Sicredi. O evento realizado na sede da CDL recebeu representantes de diversas empresas barbacenenses, trazendo novidades e sorteando prêmios.
O presidente Sebastião Conrado Vilela deu início às apresentações agradecendo a presença dos parceiros na cerimônia, organizada para receber todos de maneira descontraída. Em seguida, o diretor Márcio Albuquerque Lopes falou sobre o trabalho desempenhado pela CDL, que tem mais de 50 anos de história na cidade e vive um momento de grandes transformações. “Uma das principais mudanças é no seu corpo de diretores. Hoje a CDL tem jovens empresários e a nossa intenção é promover sempre esses encontros, essas possibilidades para o empresário da cidade para que seja possível fazer um networking e também vir conhecer o que a gente tem para oferecer”, declarou.
Também falou aos convidados o membro da diretoria executiva Leandro Pereira de Faria, que abordou os fatores necessários para o sucesso das empresas barbacenenses. “A CDL sempre buscou auxiliar empresários e empresas da cidade, sempre buscou ferramentas para promover o seu desenvolvimento, porém um desenvolvimento sólido e constante. Nós acreditamos que para isso a empresa, a política e a sociedade devem andar juntos”, expôs o também publicitário.
A gerente comercial Marisa Helena Coelho, citou uma das novas ferramentas disponibilizadas pela instituição para auxiliar o comércio em Barbacena. “A gente está mudando, estamos com novas ideias com essa diretoria cheia de garra, cheia de força que vem buscando novos serviços. Um deles que estamos trazendo agora e está sendo usado por muitos de vocês é o Banco de Oportunidades, uma ferramenta que achamos importante trazer para unir a pessoa que precisa de um emprego e a empresa que está precisando contratar”, explicou a profissional.
Encerrando, o vice-presidente de produtos e serviços Luthaynner Vieira Fernandes Ribeiro realizou o convite para participar das reuniões realizadas na sede, localizada na rua XV de Novembro, nº 62 no Centro. “Toda terça-feira nós abrimos mão de estar em nossos negócios, com nossas famílias, para estar aqui e trazer para o comércio soluções, saber o que vocês precisam, então a gente também precisa ouvir o que vocês querem, o que precisam, qual a demanda, a dificuldade e as oportunidades que vocês enxergam para a nossa cidade”, finalizou ele, passando a palavra para os parceiros da noite.
Sicredi
A primeira instituição financeira cooperativa da América Latina está em atuação há mais de 120 anos, tendo início em 1902 no Rio Grande do Sul. Em Barbacena, a Sicredi atua há aproximadamente 3 anos atendendo a todos os segmentos, desde pessoa física, jurídica e também para o agro.
“A diferença entre cooperativa e um banco é principalmente o fato de você ser dono e não só um cliente. Na cooperativa você recebe a distribuição de sobras e na nossa em especial é um pouco diferente das outras, pois essa distribuição é feita em conta poupança. Então o associado utiliza da forma que quiser, não fica com aquele valor preso e parado”, os representantes presentes no evento explicaram, também comentando sobre o trabalho com o chamado Círculo Financeiro Virtuoso, em que o associado faz um investimento e esse valor é emprestado a outro associado que pode abrir uma empresa, gerando assim empregos e dessa forma fazendo o recurso girar na região.
Até 2019, a cooperativa não atuava em Minas Gerais, mas atualmente possui uma área composta por 43 municípios, sendo 33 deles dentro da Zona da Mata e os outros 10 na microrregião do Campo das Vertentes. Agora, o Estado conta com mais de 170 agências, sendo que no próximo dia 29 de setembro haverá inaugurações em Santa Rita de Jacutinga e Antônio Carlos.
A Sicredi tem mais de 7 mil associados somente na região, sendo aproximadamente 1.300 desses em Barbacena. Na cidade, a instituição desempenha um papel social através de diversos programas, por exemplo o projeto “União Faz a Vida”, que é uma parceria com a Prefeitura buscando o desenvolvimento de ações com crianças dentro de escolas, bem como o “Dia C”, conhecido também como “Dia de Cooperar”, que neste ano trouxe um evento na Praça dos Andradas contando com diversas atrações gratuitas.
O Comércio em Barbacena
O Prefeito Carlos Du também esteve presente e falou sobre a importância da união dos comerciantes para o crescimento do município. “Somos uma cidade que vive do comércio, vive dos setores de serviço e também estamos fazendo a nossa parte na Prefeitura. Além de fomentar e ajudar a realizar esses eventos, nós temos participado também. Estamos vivendo algo inédito, onde vemos realmente a união de todas as entidades, de todos os atores que podem ajudar efetivamente esses setores a se desenvolver e posso reafirmar mais uma vez que a CDL, o Sindicomércio, todos podem contar com o nosso apoio e empenho para que a gente possa vir celebrar anos de uma parceria ininterrupta porque Barbacena só tem a ganhar, o comércio só tem a ganhar e a população também quando a gente une as entidades como está acontecendo”, declarou.
Ainda em entrevista a Folha de Barbacena, o gestor municipal fez o convite para participação ativa nos eventos promovidos em prol do desenvolvimento econômico da cidade. “Você que é empreendedor ou que quer empreender e não está participando das ações que tem sido desenvolvidas pela CDL, pelo Sebrae, Sindicomércio e pela Prefeitura através da Sala Mineira, você está perdendo. Não perca tempo, entre em contato conosco através das redes sociais pra estar atento a tudo o que está acontecendo de bom. É uma oportunidade para você que quer empreender e para quem já é empreendedor de alavancar ainda mais os seus negócios”, finalizou ele.
Confira a galeria de fotos do evento: