

Confira os vencedores do concurso de fotografia “A vida, as obras e os valores de Santos Dumont” da EPCAR
O concurso foi dividido nas categorias vida, obras e valores

Como parte das comemorações dos 150 anos do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, a EPCAR divulgou os vencedores do concurso de fotografia “A vida, as obras e os valores de Santos Dumont” com imagens retratando a grandeza de suas contribuições, especialmente para a história da aviação.

VIDA
1º Lugar
Nome: Renata Cavion
Título: Homem voa?
Descrição: Santos Dumont inicia o seu livro Os meus balões (“dans l’ air”), escrito em 1904, contando sobre uma brincadeira de sua infância chamada “passarinho voa”. Relata sua alegria quando erguia o seu dedo bem alto e respondia: “Voa!…” ao ser questionado se “Homem voa?”. Descreve a sua certeza absoluta na resposta, recusando obstinadamente a pagar prenda. Inspirada no conto, a fotografia mostra uma criança brincando – e correndo – com seu avião de papel, com alegria e entusiasmo genuínos (como imaginaríamos que Santos Dumont tenha sentido quando criança e posteriormente em suas conquistas). A fotografia conseguiu captar o instante em que, durante a corrida, os pés da menina não tocam o chão, pairando no ar ou, em referência ao conto, “voando”. A imagem de Santos Dumont que aparece na foto é uma pintura digital feita pela autora, que foi impressa em grande escala e, do local onde foi colocada, parece observar o avião de papel em movimento.

2º Lugar
Nome: Maria Luiza Silva de Oliveira
Título: Estátua de Santos Dumont no centro da cidade
Descrição: Estátua de Alberto Santos Dumont, localizada no coração da minha cidade (Santos Dumont/MG). Ela nos faz lembrar do legado desse grande inventor. Uma homenagem àquele cuja genialidade e coragem continuam a inspirar gerações até os dias de hoje. Seu espírito visionário voa conosco sempre.

OBRAS
1º Lugar
Nome: Marcos Junglas Miranda Teófilo Júnior
Título: Primórdios no Ninho das Águias
Descrição: Foto tirada no Domingo Aéreo da Academia da Força Aérea 2017, quando do encontro, no pôr do sol, do dirigível e a réplica do 14-Bis. O encontro dessas duas máquinas remete aos primeiros inventos de Alberto Santos Dumont.

2º Lugar
Nome: Thaís Frutuoso Martins
Título: O legado que inspira gerações
Descrição: Enquanto a criança se inspira ao vislumbrar a maquete da aeronave Nº 15, segundo biplano inventado por nosso Patrono da Aeronáutica, temos em plano de fundo, a maquete da aeronave BANDEIRANTE C-95 do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

VALORES
1º Lugar
Nome: Rodrigo Mazolla
Título: Sonho de toda criança
Descrição: Foi um dia de muita parceria. Decidimos montar uma maquete de papel do icônico 14 Bis. Eu e meu filho passamos um dia todo produzindo tal feito. Recorta, cola, dobra, cola de novo. A ansiedade da criança em ver aquilo pronto nunca saberá o quão difícil para um pai era montar toda aquela estrutura. Mas os grandes valores de Santos Dumont ilustraram muito bem a minha força de vontade e persistência para terminar aquilo tudo. Ufa, conseguimos! Ele brincou por horas. Sonho de toda criança voar e sonho de todo pai brincar com seu filho.

2º Lugar
Nome: Carlos Henrique Aguiar Monteiro
Título: Sonho de Ícaro
Descrição: Ao amanhecer, na Praia de Copacabana, o pássaro de aço se aproxima da cidade. O sonho que se tornou realidade.


