Estamos vivendo como prisioneiros
Acompanhe a coluna "Desbloqueando a sua mente" na Folha de Barbacena
Por Marcelo Miranda
Quantas vezes você não sentiu como se o controle de sua vida não estivesse em suas mãos? Você tenta fazer tudo o que pode, mas parece que as forças acabam antes de chegar lá. Ou pior, você até consegue fazer tudo, com a melhor das intenções, mas o resultado não sai como esperava. Então você fica insatisfeito. E ainda, muitas vezes, surgem fatores para limitá-lo ainda mais, como insegurança, ansiedade, estresse, medo e até depressão.
Na maior parte do tempo, estamos insatisfeitos com a situação no trabalho, em relacionamentos, na saúde, na vida como um todo. Então, começamos a nos comparar a outras pessoas, e muitas vezes a grama do vizinho parece estar mais verde. Até que surgem pensamentos de revolta questionando quando isso terá um fim.
Geralmente, quando mais novos, tínhamos muitas metas, desejos e ambições, mas, com o passar do tempo, parece que fomos encontrando grades que nos limitam de ser quem queremos ou mesmo viver felizes como desejamos.
Mas se sabemos que essas grades não existem aí fora, ninguém nos proíbe de buscarmos o que quisermos, onde elas estão? Dentro de nós mesmos, em nossa Mente! Ela nos vigia e diz o que é permitido ou não. Nossa Mente se torna a voz de nossa angústia.
Ninguém gosta de sofrer, e queremos fazer com que o sofrimento vá embora o mais rápido possível. Mas se não sabemos como mudar a nós mesmos, como parar de sofrer? É quando buscamos desesperadamente soluções mágicas fora de nós, e na maioria das vezes colocamos o problema em algo que simplesmente tentamos tirar de nossa vida.
Se estamos insatisfeitos com o namoro, reclamamos do parceiro até chegar ao ponto de querermos trocá-lo. Se há problemas com os filhos, já que não podemos trocá-los, queremos forçá-los a ser do jeito que decidimos. A solução é sempre mudar a pessoa ou substituí-la. E no âmbito profissional não é diferente.
Uma pesquisa da International Stress Management do Brasil (Isma-BR) realizada com pessoas entre 25 e 60 anos apontou que 76% dos entrevistados se sentem infelizes com a vida profissional.
O problema é o chefe que não o valoriza? A pressão que colocam em você? As regras muito rígidas? Aquele colega de trabalho que não gosta de você? O salário que podia ser maior? E aí surgem os pensamentos procurando razões e justificativas.
A vida seria muito melhor se meu chefe saísse, se mudassem as regras da empresa e, principalmente, se meu salário valesse a pena. Sempre pensamos que mudando algo externo a vida fluiria melhor.
Mas já que não é possível mudar tudo isso, esses elementos continuam nos pressionando por todos os lados, até que realmente perdemos o controle de nossas próprias emoções e, por consequência, nossa saúde.
Ainda segundo a Isma-BR, a chamada síndrome de burnout, antigamente chamada de “estafa” – ou nível de estresse devastador, que quem o sente se vê sem saída, a ponto de explodir – atinge 30% dos trabalhadores brasileiros. Vale lembrar que essa síndrome provoca exaustão física e mental, trazendo consigo sérios problemas de convivência e relacionamento no trabalho e em casa.
Se o plano profissional não vai bem, dificilmente a vida pessoal estará adequada. Então passamos a sentir o problema em nós mesmos, através de sintomas como ansiedade, medo e até depressão. O triste é que esses males estão se tornando cada vez mais “populares”.
Durante nossa jornada pela “Coluna Desbloqueando a sua Mente!”, vamos, pouco a pouco, de maneira profissional e científica, explicando e extinguindo dúvidas sobre o funcionamento da nossa Mente, bem como as maneiras de tornar nossa vida um pouco mais racional, seguindo os ideais da filosofia clássica, da Psicologia Positiva, das teorias contemporâneas sobre desenvolvimento humano e pessoal, neurociências, além de outras áreas.
Acompanhe aqui, semanalmente, a “Coluna Desbloqueando a sua Mente!”
Sobre Marcelo Miranda
Marcelo Mauricio Miranda – Treinador Comportamental de Alto Impacto (MTI); Hipnoterapeuta (OMNI Hypnosis); Master Trainer Internacional em Programação Neurolinguística (PNL) (IN); Coach Integrativo Sistêmico (ICI); Comunicólogo (UNIPAC – MG), Especialista em Administração, Marketing e Gestão Pública (UNIPAC – MG); Mestre em Educação e Sociedade (UNIPAC – MG).
ATENDIMENTOS: Hipnoterapia . PNL . Coaching / CORPORATIVO: Palestras . Treinamentos . Workshops – Informações: (32)98857-1419; Consultório Marcelo Miranda – Largo Marechal Deodoro, nº 6, Edifício Mário Viroretti, Sala 221, Barbacena (MG); www.marcelomirandaoficial.com.br; @marcelomiranda.oficial