Carandaí torna-se ponto oficial de carimbo do Passaporte Estrada Real
O passaporte tem o intuito de registrar a passagem de turistas pelos caminhos da Estrada Real
A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A sua história surge em meados do século XVIII, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.
A Estrada Real foi dividida por quatro Caminhos, sendo: Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Caminho do Sabarabuçu. Carandaí está localizada na rota do Caminho Novo. Este foi criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.
Com o intuito de registrar a passagem dos Turistas pelos caminhos da Estrada Real, foi criado através do Instituto Estrada Real, o Passaporte Estrada Real, que é um registro único e permite que os turistas acompanhem e registrem todas as experiências nos caminhos da Estrada Real.
Para adquirir o passaporte os turistas devem preencher um cadastro no site do Instituto (clique e acesse) e fazer a retirada em algum ponto de retirada mais próximo. Os pontos de retirada mais próximo de Carandaí são nas cidades de Tiradentes, Bichinho e Ouro Preto.
Recentemente o município de Carandaí passou a ser ponto de carimbo oficial do Instituto Estrada Real. O ponto foi solicitado pela Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, através da Diretoria de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural e marcou um importante passo para aumentar o fluxo de turistas na cidade. Fato este que está sendo comprovado pelos dados obtidos através dos registros e pesquisas realizados pela Secretaria de Cultura.
No primeiro trimestre de 2023, foram carimbados 49 passaportes no município de Carandaí, sendo 29 carimbos apenas no mês de março. Passaram pela cidade turistas de 16 cidades diferentes e de 4 estados brasileiros, incluindo o estado de Minas Gerais. A maioria dos visitantes tiveram origem da cidade do Rio de Janeiro e foi identificado que os turistas consumiram ou compraram em pelo menos um estabelecimento da cidade.
A Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo considera a passagem desses turistas pelo município de Carandaí um grande avanço para o desenvolvimento do turismo local, pois, permite identificar o perfil dos visitantes, realizar pesquisa de demanda turística que servirá como base para o direcionamento das ações voltadas para o setor turístico, além de divulgar o nosso patrimônio cultural, natural e fomentar a economia local.