• Vitrinismo – O segredo das vendas de Natal 

    Uma das principais estratégias usadas pelos comerciantes para alavancar seus negócios, as vitrines são responsáveis por 70% das vendas no comércio  

    O que faz você parar em frente a uma loja e observar a vitrine? São as cores? Um cheiro específico? Ou a música que vem de dentro do lugar? E o que de fato faz você entrar na loja? A prática de organizar uma vitrine com o intuito de chamar a atenção do cliente e aumentar as vendas é chamada de vitrinismo, e é um grande aliado do mercado varejista.

    De acordo com Eline Fonseca, orientadora de cursos do Senac Barbacena e docente do curso de Vitrinismo há sete anos, a vitrine é o primeiro contato do consumidor com o produto. Por este motivo, deve ser bem organizada e sem exageros. “Para isso, é importante desenvolver um cronograma de trocas considerando o período comercial em questão; pensar nos temas a serem explorados durante o ano; criar um visual balanceado e limpo; observar o perfil do consumidor”, afirma.

    Para além de chamar a atenção do consumidor, a vitrine é responsável por 70% das vendas e por esta razão deve ter uma dedicação especial na hora de ser elaborada. A professora explica que o curso de Vitrinismo, por exemplo, “é destinado a todos os profissionais da área de vendas, interessados em Design de Vitrines e que queiram potencializar suas vendas oferecendo aos clientes a possibilidade de realizar as compras de forma mais atrativa e prazerosa”, evidencia.

    No curso de vitrinismo são abordados os princípios do Design de Vitrines: materiais e ferramentas de montagem de vitrines; iluminação; técnicas de exposição; função da vitrine; visual merchandising; elementos decorativos artesanais, industrializados e funções de comunicação; fundamentos básicos da teoria da cor e muito mais. Com o fim do ano próximo, o curso não está disponível, mas com a procura, existem chances de ele ser novamente ofertado.

    “Vitrinismo nada mais é que uma ramificação do Visual Merchandising, a prática no setor de varejo de otimizar a introdução dos produtos e serviços para melhor destacar suas características e benefícios. O impacto de uma boa apresentação reflete diretamente nas vendas, por isso, é importante identificar o público que se quer atingir, aplicar estratégias de visual merchandising e atentar-se à iluminação e às cores”, salienta a docente.

    Na hora de montar uma vitrine, Eline ressalta que uma das principais dificuldades está na combinação de cores e estampas, principalmente na hora de escolher o look dos manequins e na iluminação incorreta, que podem afetar diretamente nas vendas. Outro problema que geralmente os lojistas tem é realizar a troca frequente dos produtos expostos.

    Impacto da pandemia no varejo

    Depois de quase dois anos de pandemia com muitas lojas fechadas, esse Natal será um retorno do real movimento do comércio. Para Eline Fonseca, a pandemia causou um grande impacto nas vendas de uma forma geral, e uma das estratégias que muitos comerciantes passaram a utilizar foi a exposição virtual. “A tecnologia ajuda muito neste ponto, pois, uma vez que se divulga por meio das mídias sociais, as chances de vender o produto se tornam ainda maiores. A tendência é a tecnologia continuar evoluindo e as vendas online aumentaram ainda mais”, pontua Eline.

    Como fazer uma vitrine de Natal

    A especialista no assunto garante que é super importante observar as cores e todo o contexto deste período. “A vitrine de Natal é bem iluminada, tem cores vibrantes que precisam ser bem combinadas, os manequins precisam estar em sintonia com as roupas que estão vestindo e com os acessórios que estão usando para que possam atrair o cliente”, explica Eline.

    Lembrando que uma boa vitrine está diretamente relacionada a identidade da loja, “conhecer bem o seu cliente, investir em uma boa iluminação, renovar sempre o cenário, de acordo com o período do ano comercial em questão são dicas preciosas”, frisa a docente. “Definir bem o objetivo no momento de montar cada nova vitrine é essencial para que haja um contexto entre o período das vendas e os produtos que estão sendo oferecidos”, conclui a orientadora.

    Sobre o Senac em Minas  

    Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

    O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corrobora com uma formação diferenciada.

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