4ª Bienal de Arte Urbana Mineira chega a Tiradentes
O projeto pretende realizar ações em Barbacena e Juiz de Fora
Teve início hoje (18/07) em Tiradentes a 4ª edição da Bienal de Arte Urbana Mineira (BAUM), que está acontecendo na comunidade rural da Caixa D’Água, em Tiradentes. A ação, que pretende percorrer cidades como Barbacena e Juiz de Fora, tem seu principal evento previsto para acontecer em dezembro na cidade de Santa Cruz de Minas.
O BAUM tem como objetivo revelar novos talentos e celebrar os já atuantes através de diversas intervenções urbanas. Em 2020, o projeto realizou através do grafiteiro Hyper uma das principais referências do cenário na América Latina, sendo este o maior mural já feito na região.
Em seu primeiro dia, o ex-aluno Bruno de Souza, artista plástico de São João del-Rei, ofereceu a oficina com o tema “Introdução ao Muralismo”, que traz fundamentos da pintura ao público infanto-juvenil.
Como parte da programação de amanhã (19/07), às 8h o Baum Ensina promove a “Imersão Doodle da Esperança com Mottilaa”, na qual moradores e alunos farão um painel com o artista Felipe Mota, o Mottilaa, na Escola da Semana Criativa de Tiradentes.
Às 13h a imersão abordará “O cenário da mulher na arte urbana/Graffiti: se firmando onde quer estar”, estimulando que mulheres experimentem as técnicas da arte urbana através de um trabalho coletivo que busca valorizar personagens importantes da história local.
O encerramento acontecerá no sábado (20/07), com o BAUM Celebra, que dá início a pintura da Galeria BAUM, em que seis artistas locais selecionados previamente pela chamada do evento pintam a lateral da quadra/pista de skate de Tiradentes. O evento também contará com o show da rapper Nabru.